Joint Venture na movimentação e armazenagem industrial

10 de maio de 2017

O controle da movimentação e armazenagem é um grande desafio para muitas indústrias atualmente. Esse desafio existe, pois esses processos exigem equipamentos eficazes e que possuam tecnologia cada vez mais avançada, além de um suporte técnico e produtivo que se adeque ao sistema de cada tipo de empresa e produto.

Porém, as empresas que mais sofrem com essa dificuldade são as que importam e exportam produtos para o exterior, pois a dificuldade com o estoque e produção é ainda maior. Essas indústrias precisam de um sistema de movimentação e armazenagem que esteja alinhada com a tecnologia mundial, para que a produtividade da empresa contratante do sistema se mantenha sempre atualizada com os produtos de fora.

Para que isso ocorra, a fornecedora do sistema precisa ter algum vínculo com empresas do exterior. Esse tipo de parceria não é fácil de se conquistar, pois necessita de um incentivo vindo tanto da empresa local quanto da que atua no mercado exterior. Por esse motivo existe uma formatação de vínculo denominada Joint Venture.

O que é Joint Venture?

Joint Venture é uma expressão vinda da língua inglesa que não possui uma tradução livre correta, porém tem um significado concreto. Esse termo é utilizado para remeter a uma união de duas ou mais empresas que desejam realizar uma tarefa em comum, geralmente relacionada à economia.

As empresas unidas muitas vezes criam novas empresas ou apenas realizam um consórcio ou uma associação. A aliança firma um compromisso entre todas as empresas envolvidas de partilhar os lucros, informações, gestão, riscos e prejuízos.

O Joint Venture possibilita o aprendizado entre empresas sobre mercados distintos, além de partilhar investimentos, o que torna muito mais possível que algumas produções sejam feitas, já que há a divisão de valores.

As práticas desse estilo de parceria são muito fortes na China, pois o Governo exige que a economia seja compartilhada com as outras empresas. Por esse motivo, algumas das indústrias chinesas acabam tornando essa prática maior e não ficando apenas com parcerias de dentro do país. Isso ajuda a China a ser uma potência em economia.

Como o sistema de movimentação e armazenagem com Joint Venture pode ajudar a minha indústria?

A parceria com empresas exteriores traz muita inovação para os processos de produção fornecidos pelos sistemas de movimentação e armazenagem. Além disso, a exportação dos produtos que a sua empresa fabrica se torna mais fácil, pois o sistema que você está utilizando já está todo preparado para esse tipo de transação.

O Joint Venture também possibilita o aprendizado entre as empresas, fornecendo cada vez mais uma maior experiência para competir no mercado mundial de uma forma a internacionalizar a indústria.

No caso dos sistemas de movimentação e armazenagem, o Joint Venture proporciona cada vez maiores inovações, facilidades, velocidade e sofisticação nos projetos, como a automação desses sistemas e tecnologia suficiente para o monitoramento e acompanhamento dos equipamentos, visando sempre evitar problemas na produção.

Como saber se a fornecedora do sistema possui Joint Venture?

Antes de contratar uma empresa que forneça os equipamentos de movimentação e estocagem, faça um bom planejamento e atribua qualidades que a empresa fornecedora deve ser, encaixando as necessidades da sua empresa que o equipamento deve solucionar. Fique atento, pois os sistemas com Joint Venture funciona melhor para a sua empresa mesmo que você não faça exportações, devido à alta tecnologia e experiência.

Nesse planejamento, coloque o Joint Venture, para que essa seja uma das perguntas a se fazer aos candidatos de contratação. É válido mencionar que essas decisões devem ser tomadas em grupo, com consulta a alta cúpula da sua empresa. Além disso, o planejamento de contratação precisa ter todas as metas que a empresa deseja atingir e todas as dificuldades que está passando, para que o sistema a ser contratado saiba exatamente qual o estilo de equipamentos que o seu negócio precisa.

O sistema deve se adequar corretamente ao estilo de produção da sai empresa, e para o bom desempenho na sua indústria, é importante que você estabeleça um vínculo de parceria com o fornecedor do sistema, pois ele não vai entregar apenas os equipamentos para que você produza, junto a isso, o sistema deve estar munido com mão de obra para manter a qualidade das ferramentas, serviço de monitoramento e adequação ao seu tipo de produção.

 

Esse artigo ajudou você? Veja também o que é um sistema Flow Hack, e descubra se ele pode auxiliar a sua indústria.

Consulte a solução mais adequada para sua empresa.

Contato

Entre em contato conosco para solicitar uma visita, orçamento, ou outras informações

faleconosco@aguiasistemas.com.br