No meio empresarial, uma meta é muito mais que um simples objetivo, mas sim uma ferramenta fundamental para garantir o crescimento sólido de uma organização. Isso porque uma boa meta estimula os envolvidos em torno de um mesmo objetivo atingível dentro das suas possibilidades, ao mesmo tempo que define e mensura os resultados práticos desse objetivo. Mas como saber o que é uma boa meta?
Um bom direcionamento para essa definição é a utilização da metodologia SMART.
Finalidade e Significado
A principal função da metodologia SMART é garantir que as metas utilizadas estejam dentro das possibilidades de realização, além de terem relevância enquanto objetivo. Esse método faz com que a meta definida apresente resultados positivos, sem fugir da realidade da empresa.
Para isso, essa meta precisa cumprir os cinco requisitos da sigla SMART: precisa ser específica (Specific), mensurável (Measurable), atingível (Attainable), relevante (Relevant) e temporal (Time based). Abaixo explicaremos melhor cada um desses pontos.
- Específica (Specific)
Uma meta precisa ser específica, já que o seu atingimento depende do completo entendimento de todos os envolvidos. A especificidade de uma meta garante que as pessoas envolvidas saberão que direcionamento tomar, e se movimentarão em conjunto em torno desse mesmo objetivo.
Para conseguir especificar uma meta é necessário ter dados precisos da operação. Com isso em mãos, deve-se responder a essas perguntas:
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- O que eu quero atingir com essa meta?
- Quem serão os responsáveis?
- Onde acontecerá a ação?
- Como a meta será conquistada?
- Por que essa meta é importante?
Quanto mais específicas as respostas dessas perguntas, mais certeiro é o objetivo, e mais claro será para as pessoas envolvidas na operação.
- Mensurável (Measurable)
É preciso que a meta também seja mensurável, ou seja: que ela possa ser traduzida em números. O fato de uma meta ser mensurável garante que ela possa ser acompanhada com precisão, fornecendo dados seguros de ações de crescimento.
Para garantir que uma meta seja mensurável, ela deve ter um resultado esperado bem definido. Esse resultado deve ser passível de ser representado em números, porcentagens e gráficos. A definição desse resultado nos leva ao próximo ponto da metodologia SMART.
- Atingível (Attainable)
Uma meta que não pode ser atingida perde sua função fundamental, que é motivar e mensurar o crescimento seguro de uma organização. O fato de uma meta ser inalcançável desmotiva os envolvidos e pode causar baixíssima adesão.
Porém, é importante ter em mente que uma meta atingível também deve significar uma meta desafiadora. Com uma análise precisa da operação é possível definir objetivos realistas para a equipe, dentro das suas possibilidades, mas que também representem um aumento importante, com o aproveitamento eficiente dos recursos disponíveis.
- Relevante (Relevant)
Uma meta relevante significa uma meta que terá efeitos visíveis nos indicadores de crescimento da empresa. A relevância também tem efeito direto na motivação das pessoas envolvidas, já que pode demonstrar que suas ações terão resultados reais na organização.
Além disso, a relevância da meta tem relação direta com o ponto anterior: uma meta atingível precisa ter relevância numérica. Uma meta que pode ser atingida sem qualquer esforço é uma meta inútil dentro de uma organização.
- Temporal (Time based)
Uma meta só pode ser considerada como tal se tiver um tempo determinado para ser atingida. É importante também que esse tempo para cumprimento da meta seja atingível e relevante para a organização.
Para uma definição precisa desse “tempo”, é preciso ter em mãos dados sobre a eficiência dos processos da empresa, que devem ser aplicados no cálculo do prazo. É preciso também considerar atrasos e tempo de locomoção e logística, quando for o caso.
Meta definida, e agora?
Após a definição correta das metas, é preciso definir um plano de ação para atingimento dessa meta. Isso pode ser feito de muitas formas, e uma delas é utilizando a metodologia 5W2H, da qual já falamos aqui no nosso blog.
Uma das coisas mais importantes na busca da meta é conseguir analisar os dados com precisão, para que se observem também os motivos da falha caso ela venha a acontecer. Um controle preciso desses dados ajudará a melhorar os processos continuamente, além de permitir uma definição de metas cada vez mais precisa e relevante para a organização.