A diferença entre negócios B2B e B2C
No comércio business-to-consumer (B2C), você está vendendo diretamente para o consumidor. No comércio business-to-business (B2B), você está vendendo para outras empresas. Perfis de clientes, decisões de compra e comportamento do comprador diferem drasticamente entre os dois.
Distribuição B2B
O processo de separação específico usado por um armazém B2B depende do tamanho de seu armazém e da natureza de seus pedidos.
- Separação Discreta: Os produtos são separados em um pedido de cada vez. Esse método é geralmente reservado para armazéns menores ou armazéns com um número limitado de SKUs (Stock Keeping Unit ).
- Picking em Lote: Os itens são separados em lotes pequenos de uma só vez.
- Seleção de zona: O gerente divide o armazém em zonas e atribui trabalhadores a cada zona. Os trabalhadores apenas pegam itens de sua zona. Se um pedido requer mercadorias de várias zonas, o pacote se move pelas diferentes zonas.
- Wave Picking: Tanto o picking em lote quanto o picking por zona são combinados.
A embalagem em ambientes B2B é relativamente simples, pois a precisão é mais importante do que a estética. Além disso, o envio é simplificado, pois os armazéns estão distribuindo um grande volume de mercadorias para outros armazéns, em vez de um grande volume de pedidos individuais para residências individuais.
No entanto, o transporte ainda é um custo enorme e ter um sistema de gerenciamento de transporte integrado ao seu sistema de atendimento ajuda a escolher as rotas de envio ideais e reduzir os custos. Além disso, o alto número de remessas para os mesmos endereços comerciais confere aos armazéns poder de negociação com seus remetentes.
Distribuição B2C
Em um mundo omnicanal, um armazém B2C pode receber pedidos de qualquer lugar.
Um varejista pode fazer um pedido para um cliente de seu sistema de ponto de venda para ser entregue na casa do cliente. Um cliente pode comprar no site de uma marca. Eles também podem fazer um pedido de seu dispositivo móvel. Como resultado, é essencial que um armazém B2C tenha um sistema que possa:
- Processar pedidos recebidos de vários sistemas de processamento de pedidos (por exemplo, canais de comércio eletrônico)
- Atualize o sistema de gestão de estoque em tempo real para evitar rupturas
Além disso, o processo de separação é complicado, considerando o alto volume de pedidos individuais. Nesse caso, a separação em lote ou consolidada é a melhor abordagem para negócios B2C. O sistema certo pode aumentar a eficiência de um armazém B2C, informando aos trabalhadores em que ordem eles devem retirar os produtos.
A adição de scanners móveis pode aprimorar ainda mais os recursos de coleta de um armazém B2C. Ao integrar essas ferramentas ao sistema de gerenciamento de armazém ou de gestão empresarial de uma empresa, os armazéns B2C podem reduzir os erros de coleta e reduzir o tempo gasto na localização de itens, visualizando facilmente os locais das caixas e prateleiras por meio de seu dispositivo portátil.
Embalagens
O processo de embalagem apresenta outro fator diferenciador entre os negócios B2B e B2C. Em um ambiente B2C, o depósito é a última entidade a tocar no produto antes de ser entregue aos consumidores além do remetente que não deveria estar fazendo nada para alterar o conteúdo do produto. Normalmente, uma guia de remessa é quase obrigatória em um pedido B2C . Os algoritmos de seleção de tipo de pacote são usados ??para encontrar a caixa certa para otimizar o custo de envio .
Como resultado, as empresas B2C confiam na experiência da marca no armazém. Com a importância das experiências de unboxing crescendo, os armazéns não podem fazer um trabalho incompleto embalar bens de consumo, adicionando mais uma etapa ao fluxo de trabalho de um armazém.
Por fim, os armazéns B2C gerenciam consideráveis ??complicações de transporte. Enquanto um armazém B2B envia rotineiramente mercadorias a granel para um número gerenciável de endereços comerciais, uma empresa B2C envia entregas individuais para um grande número de endereços residenciais que mudam com frequência.
Nesse caso, são necessárias ferramentas de planejamento sofisticadas para:
- Facilitar o gerenciamento de estoque eficaz para atender à demanda flutuante sem gerar excesso de estoque e aumentar os custos de transporte;
- Determinar maneiras rápidas e eficientes de consolidar mercadorias em caminhões de saída;
- Determinar a rota ideal a seguir para a entrega de mercadorias.
Não importa seu modelo de negócios, B2B ou B2C, seu armazém merece soluções que possam manter suas operações funcionando em perfeita harmonia. Visite o site da Águia Sistemas e conheça nosso portfólio.