Central de Atendimento
42 3220-2666
Ponta Grossa – PR
11 3606-5700
São Paulo – SP

Blog

Tecnologia e expansão de atividades econômicas

O aço foi a matéria-prima que moldou em grande parte a forma como a nossa sociedade se ergueu: ele é a sustentação pra construção civil, os sistemas e veículos de transporte, e uma infinidade de aplicações, que, muitas vezes, podem até passar despercebidas no dia a dia.

Foi o aço, também, que moldou a criação de uma das maiores companhias paranaenses e do Brasil: a Águia Sistemas. Essa história começou na região dos Campos Gerais do Paraná, na década de 1970, com a criação da Metalúrgica Águia em Ponta Grossa.

Naquela época, era difícil imaginar o rumo que a sociedade iria tomar. Ao mesmo tempo em que a humanidade alcançava feitos históricos – o homem tinha acabado de pisar na Lua -, falar em inteligência artificial e sistemas totalmente automatizados nas casas e, principalmente, nas indústrias, parecia mais coisa de ficção científica.

Era preciso ter o feeling pra enxergar que essas mudanças estavam por vir e não levariam tanto tempo assim. Pois veio do aço da metalúrgica a base para as soluções em armazenagem da – agora – Águia Sistemas e a possibilidade de explorar novas fronteiras!

Automação

Virando o milênio, com o avanço consolidado da informática, ficava claro que essa transformação continuaria com força – e bota força nisso – na indústria. Estava na hora de pensar seriamente em todas aquelas coisas de ficção científica.

A Águia, é claro, não ficou pra trás e passou a investir pesado nos sistemas informatizados de automação em armazenagem. Já não bastava organizar o depósito – era preciso organizar mercadorias melhor, mais rápido e com menos custos.

Após mais de dez anos de investimentos, hoje projetamos, produzimos, integramos e implementamos soluções customizadas de automação e engenharia de software pro setor de intralogística.

Diversificação de Atividades

Já que a gente falou em feeling pra perceber mudanças a caminho, hoje em dia qual é uma das palavras mais repetidas nas universidades, no noticiário e no ambiente de trabalho? Sustentabilidade! Na prática, saber explorar os recursos naturais respeitando o meio ambiente e reaproveitando o que for possível no processo. Nessa frente, diversificamos nosso portfólio e ampliamos as atividades econômicas. Hoje, além da Águia Sistemas, o grupo Águia Participações engloba a Águia Florestal e a Smart Sistemas Construtivos.

No segmento florestal, a oportunidade surgiu com a expansão do Pinus nos Campos Gerais. Primeiro, com o plantio da madeira de reflorestamento, ainda na década de 1970, e depois, já nos anos 1990, com o beneficiamento da matéria-prima na Águia Florestal Indústria de Madeiras, mirando, sobretudo, o comércio internacional. Atualmente, os produtos da Águia Florestal chegam a vários mercados de peso, como EUA, Japão, Coreia do Sul, Espanha e África do Sul, pra fabricação de móveis, casas, embalagens e uma infinidade de usos.

Voltando lá ao comecinho, com nosso tema inicial: aço! A modernização na construção civil, com novos materiais e técnicas construtivas, abriu o leque de atuação e, desde 2011, a Smart Sistemas Construtivos oferece um amplo catálogo de produtos e serviços pra construções comerciais e residenciais, com agilidade, precisão e – de novo – sustentabilidade!

A empresa conta com um extenso know-how no sistema Light Steel Framing – que é baseado em aço galvanizado perfilado e está no nosso DNA desde os tempos da metalúrgica. Ou seja, a gente aproveita toda a nossa expertise na área pra desenvolver tecnologias inovadoras e que, em muitos casos, acabam até complementando projetos de armazenagem da Águia Sistemas.

E o futuro?

Já deu pra perceber que, pra ficção científica virar realidade, muitas vezes, é uma questão de tempo. Se, hoje, os filmes exploram a inteligência artificial e um mundo hiperconectado, é porque isso tem boas chances de acontecer, como nós já mostramos neste post. É a indústria 4.0 que bate à porta, transformando o conceito de automação.

E a expectativa é enorme. A necessidade de atualização e investimento – tanto na indústria quanto no varejo – é uma constante. No setor de automação, por exemplo, a atuação da Águia começou a partir da joint venture com empresas norte-americanas, europeias e asiáticas, líderes globais no segmento. Em 2017, veio a cooperação comercial com a Dematic, que pertence ao grupo Kion e é a maior empresa de automação em logística no planeta.

Isso é importante tanto pelo fator econômico – somos os principais fornecedores no Mercosul dos produtos Dematic – como pela atualização tecnológica. A parceria permite à Águia incorporar várias outras soluções automatizadas pra todos os tipos de projetos, independentemente da complexidade. Só não muda uma coisa: foco total no cliente!

Ficou interessado em contar com as principais tendências em logística e armazenagem, com o selo das gigantes mundiais do setor? Os especialistas da Águia Sistemas estão prontos pra tirar todas as suas dúvidas: (42) 3220-2666 | faleconosco@aguiasistemas.com.br