Central de Atendimento
42 3220-2666
Ponta Grossa – PR
11 3606-5700
São Paulo – SP

Blog

Dedução do custo de armazenagem

Empresas que não têm a sua própria estrutura, precisam conviver com o custo de aluguel em seu orçamento

 

O custo de armazenagem de um produto refere-se aos gastos que a empresa tem no fluxo das suas mercadorias, do recebimento à expedição para os clientes.

Caso apresente um valor além do previsto, pode acarretar aumento no preço final do cliente ou baixa lucratividade.

Por isso a importância das empresas analisarem o custo da armazenagem e compreenderem como esse valor é estratégico na sua movimentação financeira.

Confira a seguir os diversos tipos de custos e como eles impactam no preço dos produtos:

Aluguel da estrutura e outros custos

Empresas que não têm a sua própria estrutura, precisam conviver com o custo de aluguel em seu orçamento. Uma das principais despesas, mas ainda não é a única ligada à estrutura. No cálculo ainda é preciso incluir contas como energia elétrica, água, impostos e manutenção.

Mão de obra

Refere-se obviamente à folha de pagamento dos colaboradores ligados diretamente às atividades desenvolvidas no armazém. Um custo periódico que geralmente envolve profissionais como gerentes, coordenadores, supervisores, conferentes e auxiliares.

Depreciação de máquinas e equipamentos

Os ativos da empresa inevitavelmente sofrem desvalorização com o decorrer do tempo. Esse processo chama-se depreciação. Para calcular seu custo é preciso ter ciência de qual será o tempo de vida útil desses equipamentos. Assim, divide-se o valor total do investimento no momento da compra pelo número de meses que os ativos serão utilizados até a sua substituição.

Reposição de paletes

A paletização é amplamente implantada na otimização dos espaços de armazéns. Os paletes precisam também entrar no cálculo de depreciação.

 

O custo de armazenagem e o preço do produto

O preço final dos produtos precisa incluir o custo de armazenagem. Entretanto, é preciso tomar cuidado para que o valor não fique demasiadamente elevado, extrapolando assim os números do mercado, ou que afete diretamente sua margem de lucro.

Reduzir o tempo dos processos (de separação de pedidos e expedição, de abastecimento, por exemplo). A Águia Sistemas possui um vasto catálogo de soluções para agilizar todos os processos do seu armazém. 

De qualquer forma, fica clara a importância de um bom gerenciamento de estoque para que os custos dos processos não impactem negativamente a saúde financeira da empresa. Entre em contato conosco para maiores informações, aproveite e faça também um orçamento.