O e-commerce tem crescido expressivamente nos últimos anos. Esse boom iniciou em 2020, com a pandemia do COVID-19, quando o mundo precisou se adaptar ao comércio eletrônico. E mesmo com o fim do lock down, as pessoas acostumaram-se com a facilidade em comprar sem sair de casa.
Pesquisa da Ebit/Nielsen mostra que o e-commerce cresceu 41% no Brasil em 2020, com 13 milhões de novos compradores. Já em 2022, mais pessoas compraram on-line, com um aumento de 24% em relação a 2021, segundo a NielsenIQ Ebit.
Em 2023, as vendas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 185,7 bilhões, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Isto representa um aumento de mais de 10% em relação a 2022. E a expectativa para 2024 é que ultrapasse o valor de R$ 200 bilhões.
Com o crescimento do e-commerce, a logística passou a ser um diferencial para as lojas on-line. Afinal, um dos pontos mais valorizados pelos clientes é em relação a entrega do pedido. Ou seja, quando o cliente faz uma compra, ele busca rapidez, qualidade e assertividade na entrega.
Assim, as empresas de e-commerce tiveram que buscar novas estratégias para acelerar seus processos intralogísticos, com o objetivo de reduzir as distâncias até os consumidores. Foi aí que o fulfillment center ganhou destaque no setor, sendo uma estratégia adotada por grandes players.
Para você entender mais sobre esse assunto que está em alta no comércio eletrônico, vamos abordar neste artigo os seguintes tópicos.
- O que é um fulfillment center?
- Fulfillment Center X Centro de Distribuição
- Vantagens do fultillment center
- Tipos de fulfillment center
O que é um fulfillment center?
Fulfillment é um termo utilizado no meio logístico que se refere a todos os processos que envolvem o ciclo de vida de um pedido de forma eficiente. Ele abrange desde o processamento do pedido, passando pela separação no estoque, embalagem, entrega e pós-venda junto ao consumidor. E pode ser feito diretamente pela loja on-line ou por meio de empresas terceirizadas.
Dentro desse contexto, o fulfillment center é uma solução exclusiva do e-commerce, projetado e posicionado estrategicamente para otimizar o processo do last mile. Localizado em centros urbanos, o objetivo é manter os produtos mais próximos dos consumidores e com estoques de curto prazo.
Muitas empresas têm CDs (Centros de Distribuição) em áreas industriais longe das cidades. Por isso, estão adotando fulfillment centers para entregar mais rápido e com mais eficiência.
Por estar mais próximo dos clientes, possibilita também o same day delivery com alto nível de qualidade do serviço. Isso contribui para uma melhor experiência de compra, gerando a satisfação e fidelização do consumidor.
Fulfillment Center X Armazém
Um fulfillment center e um armazém são locais de armazenamento de produtos, porém têm propósitos e funções distintas, especialmente quando se fala em varejo e e-commerce. Na sequência, vamos abordar as diferenças entre eles.
O armazém atende, principalmente, as demandas B2B. Os produtos em um armazém costumam ter um ciclo de vida de estoque mais longo, pois ficam armazenados até serem distribuídos aos varejistas ou centros de distribuição. Dependendo da empresa, podem também ser enviados diretamente ao consumidor final.
Outra característica do armazém são os processos simplificados. Nesse sentido, o foco é manter o controle de inventário, otimizar o espaço de armazenamento e garantir a segurança dos produtos estocados.
Por outro lado, um fulfillment center tem estoque de curto prazo e é voltado, exclusivamente, para clientes B2C, cujos pedidos são realizados via e-commerce. A operação é mais dinâmica e envolve todo o processo de atendimento ao pedido. Ou seja, recebe o pedido de compra, faz a coleta dos produtos no estoque e organiza o envio ao cliente.
É importante destacar que a operação em um fulfillment center é otimizada para um processamento rápido dos pedidos. Além disso, sua localização é estratégica, geralmente próximo a centros urbanos para possibilitar entregas rápidas aos clientes.
Portanto podemos afirmar que as principais diferenças entre eles estão no foco e nos processos operacionais. Enquanto um armazém trabalha com estoque de longo prazo e gerenciamento de inventário, um fulfillment center tem como objetivo a execução eficaz e ágil dos pedidos.
Grandes varejistas acabam trabalhando com os dois formatos, com o armazém ou CD abastecendo o fulfillment center. Este último, por sua vez, se encarrega da entrega dos pedidos ao consumidor final.
Vantagens do fulfillment center
Já falamos aqui do benefício da redução de tempo entre o pedido e a entrega ao adotar a estratégia de fulfillment center. Mas existem outras vantagens para a empresa de e-commerce que opta por implantar esta solução.
As operações no fulfillment center garantem a eficiência na gestão de pedidos e controle de estoque. Com isso, evita o overselling ou o stockout, ou seja, problemas no fechamento da compra por falta de produto disponível para a entrega.
Outro ponto é que, uma vez que o fulfillment center costuma trabalhar com picking de fracionados, há benefícios de aumento de produtividade tanto para o atendimento de pedidos, quanto para casos de trocas/devoluções.
Para o cliente, uma grande vantagem é a possibilidade de acompanhar o status do pedido desde a compra, passando pela separação até a entrega. Isso é possível por meio da integração entre o WMS (Warehouse Management System), ERP e o sistema de e-commerce.
Tipos de fulfillment center
Como vimos, os fulfillment centers representam a operação logística em sua totalidade, já que envolvem todas as etapas da compra até a sua conclusão. Isso inclui os feedbacks dos clientes nos sites de e-commerce, que podem ser um indicador para contribuir para aprimorar a operação logística.
De acordo com suas características eles podem ser classificados como: micro, nano ou omni-fulfillment center. Confira a seguir.
Micro-fulfillment Center
O micro-fulfillment center tem um papel crucial na otimização do last mile, pois é projetado especificamente para atender com eficiência esta etapa. Isso garante mais rapidez no processamento do pedido e na entrega em áreas densamente povoadas.
Em resumo, o micro-fulfillment center é um armazém de pequeno porte, que tem como principal objetivo levar o estoque do e-commerce para perto dos consumidores, principalmente em grandes centros urbanos.
Nano-fulfillment Center
O nano-fulfillment center também contribui para o last mile trazendo as operações de fulfillment ainda mais perto do consumidor final. Normalmente fica localizado dentro ou adjacente às lojas físicas.
Esta proximidade possibilita rapidez e eficiência, facilitando as opções de entrega no mesmo dia ou no dia seguinte, dentro de um raio limitado. Pode atender tanto às demandas de envio quanto de retirada na loja pelo cliente.
Omni-fulfillment Center
O omni-fulfillment center opera com a integração de vários canais de vendas, incluindo on-line e off-line. Assim, também ajuda a otimizar o last mile, alavancando o gerenciamento de estoque e as tecnologias de processamento de pedidos.
Pode-se dizer que ele promove uma experiência perfeita ao usuário por meio do encaminhamento eficiente dos pedidos para o fulfillment center. Além da escolha do meio de transporte mais adequado para a entrega final.
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