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Sistema SLAM: o que é e por que está em alta?

Você sabe o que é o sistema SLAM (Scan, Label, Apply and Manifest)? E por que ele está em alta no setor logístico?

Tem se falado muito sobre “os últimos 100 feet após a embalagem”, o que para nós corresponde aos últimos 30,5 m (em escala métrica). Muito pelo fato de serem os últimos passos antes de se sair do centro de distribuição, os quais são muito importantes para garantir a eficiência de uma entrega.

Mas por que este assunto tomou foco das atenções ultimamente?

A gente te ajuda a entender de forma bem simples.

Quando você compra um item online, a sua única interação com a empresa é a embalagem. Segundo o Relatório do consumidor global: tendências de compras atuais e futuras (2022), 72% dos consumidores têm maior probabilidade de serem leais à marca se ela oferecer uma experiência personalizada.

E o que o sistema SLAM tem a ver com isso? Ele cuida justamente dos últimos 30,5 m entre a embalagem e o envio ao consumidor, o que gera um ROI extremamente positivo nos investimentos em automação.

SLAM e o comércio B2B

Para você que tem uma empresa B2B, deve estar pensando: Ok, entendi, mas isso não influencia nos meus negócios!

Aí é que você se engana. Principalmente para os casos de 3PLs, também conhecidos como operadores logísticos, que processam centenas de embalagens exclusivas dos clientes. A probabilidade de erro aumenta, e muito, se o seu sistema não for automatizado.

Como o ônus da devolução do produto cai sobre o operador logístico, reduzir erros e possíveis estornos ajuda muito financeiramente.

Como funciona o sistema SLAM?

O sistema SLAM chega então para otimizar esta parte do centro de distribuição, já que todos os produtos precisam de Scan (verificação), Label (etiqueta de identificação), Apply (colocação da etiqueta) e Manifest (envio das informações às transportadoras que irão realizar a entrega).

Independentemente se o processo é manual ou automático, sempre terá um scanner envolvido. E existem diversas opções de scanner:

  • 1D: lê código de barras;
  •  2D: faz a leitura de códigos geométricos como QR Codes;
  •  RFID: usa ondas de radiofrequência;
  • OCR: converte uma imagem em um texto ou conjunto de dados editáveis.

Depois da leitura da etiqueta sp00, o pacote precisa ser medido e pesado para que seus dados sejam enviados às transportadoras. O dimensionamento pode ser feito por um sistema de sensores que mede a altura, comprimento e largura do pacote e uma balança dinâmica que valida o peso do item. Isso garante que os valores pagos às transportadoras sejam os mais justos possíveis.

Após esse processo, o pacote precisa de uma etiqueta para guiá-lo até seu destino final. Importante comentar que, hoje em dia, as etiquetas podem conter informações sobre o conteúdo do pacote e não somente os endereços de destino e origem, e dimensões.

Para aplicar a etiqueta, existem diversas soluções automatizadas. Pode-se contar, também, com vários componentes que ajudam a garantir que a etiqueta seja colada no local correto, com o auxílio de sensores ou sistemas de visão.

 

render 3D de sistema SLAM

 

Automatização do processo

O processo até aqui de nada vale se o pacote não estiver no local correto para envio. O sistema correto de sorter vai garantir que o volume seja direcionado para onde ele deve ir.

E como fazer com que o sistema trabalhe de forma correta e tranquila? Por meio de um software.

Investir em uma solução que ajude a organizar o fluxo da sua operação garantirá que as expectativas do seu cliente sejam alcançadas e te darão uma vantagem competitiva.

Se for automatizar sua operação, você não pode deixar de olhar essa área do processo que ajuda a reduzir custos e aumenta a eficiência e a acuracidade, tornando a operação rápida, eficiente e confiável.

 

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