Central de Atendimento
42 3220-2666
Ponta Grossa – PR
11 3606-5700
São Paulo – SP

Blog

Softwares para centros logísticos

Melhorar a gestão dos centros logísticos tornou-se uma tarefa difícil com as transformações digitais. No entanto, abraçar as mudanças e implementar novas tecnologias no dia a dia das empresas pode ser o fator estratégico ideal para quem deseja ganhar espaço em um meio competitivo.

Com uma modernização intensa e a mudança gradual na mentalidade dos consumidores, os centros logísticos são pressionados a otimizar as atividades. Em meio a isso, surge a Logística 4.0 que reforça a implementação de tecnologias como meio de reinventar os processos.

Essas tecnologias incluem softwares específicos para o setor que surgiram justamente para adaptar a rotina e coordenar as tarefas diárias dos centros logísticos. Dessa forma, eles permitem aos administradores mensurar a produtividade e avaliar locais de entraves, melhorando os resultados obtidos.

Entenda os motivos:

 

A implementação de softwares pode gerar mudanças positivas nos armazéns

Os softwares que inicialmente surgiram como uma proposta alternativa para agilizar a demanda se tornaram responsáveis pela melhoria na gestão das empresas. Prazos, equipe e andamento, são algumas das tarefas que agora são organizadas quase exclusivamente através dessas ferramentas.

De ações em ações, os softwares possibilitam o controle de toda a cadeia produtiva. Consequentemente, um dos benefícios é a obtenção de dados que somam informações e promovem mudanças positivas. Números comparativos, novos projetos e alterações na rotina implementadas pela tecnologia auxiliam a melhorar a qualidade de tarefas e aumentar a velocidade das entregas.

A automação também se torna uma possibilidade. Como tarefas repetitivas não exigem mão de obra, sobra investimento em capacitação, promovendo a formação de equipes especializadas capazes de analisar as informações e melhorar o processo.

Esta tecnologia, por sua vez, é capaz de reduzir os erros pois, unida à softwares avançados, identifica em menos tempo possíveis problemas. Com menos falhas, os prejuízos são inexistentes e evitados nos primeiros sinais.

Isso, aliado ao alto controle, permite que as empresas fortaleçam o relacionamento com clientes, utilizando a comunicação como forma de analisar e compor respostas mais ágeis para suas necessidades. Assim, eles ficam mais satisfeitos e a empresa cria uma base sólida para o crescimento a curto, médio e longo prazo.

Por esses motivos, a implementação de softwares deve acontecer logo no início das atividades. Dessa forma, o crescimento acontece com mais rapidez e com objetivos claros em mente. Mas claro, nada impede que empresas reconhecidas mudem sua forma de atuação e implementem esses softwares.

Outro ponto de destaque é a implementação de sistemas integrativos para obter resultados mais consistentes e estáveis. Com a troca de informações que acontece há um controle ainda mais operativo do setor, sendo informado em tempo real de tudo que acontece no centro logístico e mitigando mudanças positivas de forma prática.

Para que isso aconteça, os administradores precisam identificar as ferramentas que mais se adaptam às necessidades de sua empresa.

Tipos de softwares para centros logísticos

 

TMS – Sistema de Gestão de Transporte

Do inglês “Transportation Management System”, o Sistema de Gestão de Transporte é um software criado para controlar e otimizar a forma de transporte de produtos dos centros logísticos.

Direcionados principalmente para empresas com frota própria, permite que todo o trajeto seja mapeado e planejado com antecedência. Além de um sistema de gestão de frota, esse software mantém o controle minucioso do trajeto percorrido procurando caminhos mais rápidos, seguros e com menos pedágios. Dessa forma, reduzindo os custos da viagem.

TMS também oferece desenvolvimento de documentos específicos, como notas e planilhas de despacho que controlam as cargas transportadas. Isso auxilia empresas de varejo que trabalham com cargas unitárias e de grande volume, padronizando entregas e flexibilizando o transporte.

 

Sistema de Rastreamento de Cargas

Os sistemas de rastreamento de cargas oferecem uma experiência completa de compra. Com o acompanhamento do fluxo das entregas, há a certeza do estado dos itens e do caminho que percorrem.

Softwares como GPS permitem que o administrador otimize a entrega escolhendo o caminho mais curto e recebendo informações em tempo real do produto. Com o monitoramento, as informações são organizadas em relatórios estratégicos que facilitam traçar estratégias de melhoria.

 

Sistema de Roteirização

Em conjunto com o GPS, o sistema de roteirização é um software que permite organizar e definir as melhores rotas para cada entrega. O chamado roteirizador considera dados como tempo de transporte, segurança e pedágios para definir um mapa viável para a entrega.

De modo geral, ele também calcula a quilometragem total da viagem para entregar números expressivos de qual rota tomar.

 

ERP – Sistema de Gestão Empresarial

O Sistema de Gestão Empresarial, do inglês “Enterprise Resource Planning”, integra diversos setores para estabelecer uma gestão estratégica da empresa. Ele atua como um banco de dados do negócio, onde todas as informações das atividades são mantidas para facilitar a tomada de decisões e a obtenção de resultados melhores.

Dessa forma, ERP influencia na comunicação interna, garantindo que as ações sejam coordenadas e assertivas, tendo o mesmo objetivo em comum.

 

WMS – Sistema de Gestão de Armazém

Nos grandes centros de distribuição é indispensável gerenciar as atividades rotineiras organizando o fluxo diário de tarefas. Transporte, armazenagem e administração precisam ser considerados sempre, prestando contas de todos os números obtidos. Estas são tarefas do Sistema de Gestão de Armazém que permite a automatização e o acompanhamento de todo o estoque.

WMS, em inglês “Warehouse Management System”, conta com inventário de itens, controle de portaria e de recebimentos, emissão de notas fiscais e gestão de dados. Tudo de forma acessível e coordenada para facilitar a otimização da administração dos armazéns.

A implementação de tecnologias positivas tem a capacidade de otimizar os centros logísticos e, nós, da Águia Sistemas, estamos preparados para contribuir com a mudança na Intralogística da sua empresa. Entre em contato.

 

(O texto acima foi construído com informações dos sites pier8.com.br, prestex.com.br, ivoryit.com.br, cargox.com.br, ipog.edu.br, logweb.com.br, maplink.com.br e esales.com.br)