Central de Atendimento
42 3220-2666
Ponta Grossa – PR
11 3606-5700
São Paulo – SP

Blog

Sorter: solução para a separação de itens

Os benefícios operacionais pagam o investimento sem qualquer dificuldade

 

O Sorter ou da língua portuguesa Classificador é um sistema de distribuir cada caixa, pacote ou embalagem, em diferentes estações, portas ou docas, um sistema automatizado de separação de pedidos que avaliando se encarrega de facilitar a distribuição de cada item para o transporte de encomendas conforme o seu destino.

Esta tecnologia utiliza sensores que identificam características dos itens movimentados, que por meio de parâmetros definidos no sistema ativam os desviadores, transferindo os produtos entre as esteiras nos pontos programados, usando para isso maquinário de leitura ótica, células fotoelétricas, balança ou ainda um medidor de volumes.

Parece coisa de grandes companhias, como a Amazon? Sim. O custo de implantação pode ser alto? De novo, sim, mas nem sempre. Isso não significa que tal tecnologia não possa ser aplicada também em empresas de menor porte. Tudo depende do projeto que será desenvolvido.

Uma coisa é certa: os benefícios operacionais pagam o investimento sem qualquer dificuldade. Veja a seguir algumas das vantagens que essa tecnologia oferece, conforme o site Delage:

  • Redução dos custos com mão de obra — Ao utilizar o sistema de classificação automática de pedidos, reduzem-se os custos com mão de obra para a realização desse tipo de trabalho. Um trabalho que demoraria talvez horas para ser concluído manualmente pode ser feito em poucos minutos com um sorter; 
  • Maior controle da operação — Uma das grandes vantagens de automatizar os processos no armazém é poder acompanhar todos os dados que impactam diretamente nos negócios. Com o sorter, o gestor sabe exatamente o número exato de pedidos atendidos por dia, avaliando se a operação está atendendo ao volume de demandas ou se precisa melhorar;
  • Aumento da eficiência e redução de erros — Os sorters ajudam a obter o dobro de eficiência no processo de classificação de pedidos, além de reduzir significativamente os erros, os quais podem afetar os prazos de entrega e a satisfação do cliente, fatores vitais para o sucesso de uma empresa;
  • Otimização da rastreabilidade — A automação permite uma melhor rastreabilidade, de modo que os clientes possam acompanhar onde estão seus pedidos. Os dados podem ser coletados para fornecer aos clientes uma previsão de quando o produto chegará em suas mãos. Além disso, evita-se a ocorrência de pedidos não enviados”.

Em todos os casos a justificativa para implantar o sistema Sorter é a mesma: eficiência operacional, que se traduz no fim das contas em lucros mais consistentes. Mas quando a empresa deve investir nesse tipo de tecnologia? Bem, você deve considerar seus objetivos operacionais, seu nível de crescimento atual e esperado, seu ciclo de negócios, seu espaço físico e o nível de capital disponível para investimento.  Projetos como esse fazem parte no knw how da Águia Sistemas e podemos ajudar nossos clientes nesse processo.

 

Sistema Transfer Belt

 

Após decidir pela implantação dessa tecnologia será preciso escolher qual o melhor tipo de Sorter para facilitar o seu modelo de negócio: cross belt sorter, paddle sorter, pop up sorter, cross-track sorter, tilt tray sorter, shoe sorter, flat sorter, vertical sorter, pusher sorter, dentre outros.

Dependendo do modelo e do projeto, o volume de separação de itens por minuto pode oscilar de 30 a 450. É preciso também ficar atento ao peso máximo da mercadoria a ser colocada no Sorter, que normalmente oscila de 20 a 50 quilos. A boa notícia é que esse sistema tem vida útil longa, desde que seja realizada a manutenção adequada.

Gostou do texto? Nós, da Águia Sistemas S/A, somos líderes nacionais em Intralogística e podemos ajudar sua empresa a encontrar sempre a melhor solução dentro desse campo. Mantenha contato!

(O texto acima foi escrito com informações dos sites, Delage e Revista Logística).

 

Vídeo – Sorter