A tecnologia dinâmica é considerada, enfim, o estado da arte em termos de sistemas de armazenagem por diversas vantagens
De acordo com Balduir Carletto, Professor de Logística da Faculdade Santana, de Ponta Grossa, no Paraná, estruturas dinâmicas de armazenagem são estantes com roletes, que facilitam o deslocamento controlado das cargas, aproveitando a força da gravidade. Tais estruturas normalmente possuem vários planos, do chão ao teto. Cada plano de armazenagem é projetado com uma pequena inclinação, o que permite o deslizamento gradual da caixa ou palete onde estão as mercadorias estocadas.
Em outras palavras, podemos dizer que se trata de um sistema caracterizado pela aplicação de pistas de roletes inclinados nos diversos níveis de armazenagem da estrutura, que possibilitam o posicionamento dos paletes em uma das extremidades. Por ação da gravidade, estas unidades se deslocam até a outra extremidade com aceleração constante, graças a um dispositivo chamado regulador de velocidade, instalado um a cada posição palete sob as pistas e em contato direto com os roletes. Sua atuação, por meio de força centrífuga, proporciona a frenagem necessária para manter constante a aceleração das unidades de carga. Assim, a velocidade é controlada, evitando o impacto e a queda de produtos quando o palete chega na outra extremidade ou quando se acumula, ao longo do túneis de armazenagem.
Este movimento, feito apenas com a ação da gravidade, demonstra a eficiência e a sustentabilidade do sistema, que, além de não utilizar nenhum tipo de energia externa para fazer a movimentação dos paletes dentro da estrutura (representando assim uma grande economia de energia e combustíveis das empilhadeiras), demanda pouca ou nenhuma manutenção ao longo de sua vida útil, representando assim o menor custo operacional existente entre os sistemas de armazenagem e movimentação de cargas.
A tecnologia dinâmica é considerada, enfim, o estado da arte em termos de sistemas de armazenagem, pelas características já descritas e também porque tem a função de movimentar as mercadorias paletizadas no mesmo sistema, com eficiência e sustentabilidade.
A eficiência é evidenciada também pela operação, considerando que existe uma posição de entrada e outra de saída, que garante o FIFO (First In, First Out, em português, PEPS, Primeiro que Entra, Primeiro que Sai), além da imediata disponibilidade da posição de armazenagem assim que o palete é retirado da posição de saída, caracterizando dessa forma 100% de ocupação durante os trabalhos, não havendo o danoso efeito colmeia.
- EXPLICANDO: efeito colmeia ou honycomb é um sinônimo de ineficiência na operação de armazenagem (inout), causada pelo não aproveitamento da capacidade total cúbica disponível, que gera até 45% de perda do espaço de estocagem nas estruturas. Simplificando, o espaço disponível não é totalmente aproveitado.
O Sistema Dinâmico garante o melhor aproveitamento do espaço interno de um armazém sem os custos mais elevados de uma versão automatizada. Além disso, permite o manuseio inteligente dos produtos, de forma organizada, reduzindo os caminhos internos e facilitando o processo de carga e descarga, o que gera uma economia substancial para a empresa que o adota.
Já o sistema de regulagem de velocidade foi criado na década de 1950 pelos inventores Shultz e Begger, que desenvolveram e patentearam o produto, industrializando-o por vários anos. Eles acabaram vendendo a empresa e alguns anos depois, ao expirar a patente, vários outros fabricantes disponibilizaram a invenção no mercado. Ele é baseado em um sistema de redução por meio de engrenagens ligadas desde a calota externa do rolete ao eixo e amplia a rotação do eixo central acionando por ação centrífuga um sistema de pastilhas expansivas que atritam com a calota externa, que por sua vez está em contato com os roletes das pistas por onde deslizam os paletes. Existem, portanto, dois corredores ao redor da estrutura (no mínimo). Em um deles as mercadorias são depositadas. No outro, ocorre a retirada do que foi estocado. Tal modelo é indicado para quem trabalha com produtos de grande giro, como o setor de alimentos, por exemplo. O FIFO (ou PEPS) oferece muitas vantagens para quem o adota:
- Sistema versátil, já que pode ser aplicado a qualquer tipo de produto;
- Proporciona um maior controle sobre o estoque, pois a movimentação de produtos atende a uma ordem lógica de entrada e saída;
- Da maior segurança na operação, já que o fluxo de entrada e saída é organizado com sentido definido e obrigatório.
- Promove grande economia na movimentação de empilhadeiras, considerando que grande parte da movimentação que seria feito com empilhadeiras, será feito com a ação da gravidade.
- Facilita a gestão de self life (validade), já que os produtos com data de validade próxima de vencer saem obrigatoriamente antes da estrutura dinâmica;
- Proporciona melhor aproveitamento volumétrico do espaço do armazém pela alta densidade de armazenagem. Também pelo fato de que ao se retirar um palete, a posição de armazenagem torna-se disponível simultaneamente.
- Não demanda uso de nenhuma energia, sendo totalmente sustentável, a movimentação dentro da estrutura pela ação da gravidade.
- Extremamente baixo o custo de manutenção, tendendo a zero se o uso estiver adequado ao seu dimensionamento e houver cuidado na operação das empilhadeiras.
- Extremamente seguro em função da movimentação estar sempre controlada por redutores de velocidade embutidos nas pistas.
No setor de Intralogística se usam também estruturas dinâmicas no modelo Push Back, aliado ao sistema LIFO (Last In, First Out), sigla em inglês que traduzida para o nosso idioma significa o último a entrar é o primeiro a sair. Gera economia na disposição do espaço interno do armazém, pois o mesmo corredor é usado para colocar e retirar produtos da estrutura de armazenagem. No entanto, não é indicado para mercadorias com uma data de validade muito curta. Artigos como eletrodomésticos poderiam ser estocados nesta modalidade sem problemas. Nós, da Águia Sistemas, temos também este tipo de produto a oferecer, com as seguintes características:
- Confeccionado com pistas de roletes de aço e rolamentos de precisão
- Produzido dentro das normas de segurança necessárias;
- Melhor aproveitamento dos espaços;
- Permite a criação de diversos níveis, aproveitando o espaço em altura e profundidade disponíveis;
- Utiliza a ação da gravidade, não necessitando de automação.
Entre as estruturas dinâmicas de armazenagem temos ainda a configuração Flow Rack, que de acordo com o site aguiasistemas.com, é um sistema eficiente de armazenagem manual de caixas e embalagens que permite a chamada operação FIFO (First In First Out) estrutura em forma de fila, que ajuda na organização de pequenos volumes. São sistemas rotativos, que funcionam pela ação da gravidade tornando a reposição e o manuseio dos itens estocados ainda mais fácil e prático. Os Flow Racks podem ser usados em conjunto com Sistemas Transportadores nas áreas de picking (separação), tornando o trabalho do operador mais organizado. Seus planos são reguláveis pela necessidade de altura operacional e de armazenagem de caixas. Podem também ser usados em conjunto com a estrutura de mezanino a fim de proporcionar um melhor aproveitamento vertical. Além disso, podem ser usados integrados com sistemas de pick-to-light ou pick-by-light a fim de reduzir o erro operacional.
É importante frisar que as estruturas dinâmicas são praticamente perfeitas em termos de sistemas de armazenagem e movimentação de cargas. Primeiramente porque eles conjugam as duas funções básicas da Intralogística, ou seja, armazenagem e a movimentação de mercadorias. Em segundo lugar, devido à utilização inteligente da ação da gravidade, proporcionando a movimentação e acúmulo dos paletes de forma segura e gratuita. Para resumir, até os dias de hoje é o sistema mais sustentável disponível no mercado internacional.
Resumindo, usar a força da gravidade a favor do sistema de armazenagem apresenta vantagens operacionais e financeiras para o empreendedor, facilitando o cotidiano do setor de Logística. A Águia Sistemas tem décadas de experiência na construção de estruturas dinâmicas de armazenagem, desenvolvendo sempre o melhor projeto para cada cliente, de forma personalizada. Entre em contato conosco para maiores informações e também fazer um orçamento.