Central de Atendimento
42 3220-2666
Ponta Grossa – PR
11 3606-5700
São Paulo – SP

Blog

Benefícios de ferramentas tecnológicas na coleta planejada

Nos últimos anos houve um avanço das demandas dos centros logísticos. O setor enfrentou uma verdadeira transformação, apresentando um aumento do fluxo de entrada e saída de produtos.

Isso exigiu que os armazéns procurassem rapidamente alternativas que melhorassem a gestão logística e possibilitassem a otimização da produção interna, um exemplo disso foi o dock scheduling.

Dock Scheduling é um modelo que integra ferramentas de organização que permitem a distribuição das etapas de entrega dos itens. Dentro disso, encontramos a coleta planejada que determina a data e o horário onde acontecerá o recolhimento.

 

Coleta planejada

A coleta planejada existe há muitos anos, mas foi fomentada na atualidade, pois oferece uma melhora na eficiência dos centros logísticos, principalmente, quando as demandas se tornam ainda maiores e diversificadas.

Diante disso, era necessário garantir que o fluxo fosse constante, mesmo com todas as mudanças, sem apresentar erros, atrasos ou problemas. Justamente para solucionar essa adversidade, gestores passaram a programar coletas com antecedência junto às transportadoras.

As transportadoras, por sua vez, fariam a coleta na data e horário marcados de forma automática. Esse fluxo se repetiria a cada mês, sem que fosse preciso confirmar a coleta.

Esse imediatismo garantiu que o fluxo seguisse de forma homogênea e estável.

A partir da implementação das coletas planejadas foi possível organizar para que o transporte reduzisse os atrasos. Afinal, no momento do planejamento seria determinado um tempo possível para garantir que a entrega chegasse a tempo.

Tendo a coleta segura, fica mais fácil planejar cada etapa. A produção é organizada para otimizar o tempo disponível, sem abdicar da qualidade.

A ideia é que com esse planejamento possibilitasse mais organização em um fluxo conciso e consequente de ações que levam o produto da produção até o consumidor final.

 

Benefícios das ferramentas tecnológicas na coleta planejada

No entanto, é importante entender que a coleta planejada é apenas o início desse processo. É preciso ir além, implementar o uso de tecnologias que melhoram não apenas o fluxo, mas também a utilização de mão de obra dos centros logísticos.

O maior exemplo são os sistemas automatizados que garantem que processos aconteçam de forma automática, sem ação humana. Com isso, não dependem de mão de obra para um bom funcionamento.

Os Sistemas de Movimentação Livre movem caixas de um local a outro sem utilizar motores. Os Transportadores de Roletes Livres em aço ou PVC, por exemplo, contam com roletes em um sistema inclinado que faz a movimentação utilizando a ação da gravidade.

Com isso, com uma produção mais rápida, torna-se possível garantir que o schedule siga conforme o esperado e a coleta aconteça cumpra horário estabelecido.

Quanto aos Sistemas de Transferência, estes contam com uma pista que facilita o acesso às caixas, transportando-as por roletes conforme fluxo de produtos. Para desvios de caixas, muitos utilizam pusher elétricos implementados. Assim, os produtos são transportados até os locais de coleta sem mão de obra.

No entanto, os sistemas que mais influenciam positivamente na alta performance da coleta planejada são os de Picking. Estes atuam na separação dos produtos armazenados que serão transportados até o consumidor final.

São uma combinação de estruturas, equipamentos e softwares que estabelecem dados altamente explicativos para auxiliar na seleção dos produtos. Isso garante que o tempo de coleta seja menor, otimizando a produtividade e minimizando erros de separação.

No entanto, esses são apenas alguns dos benefícios da implementação de ferramentas tecnológicas na coleta planejada.

Também permite que administradores acompanhem a produção sem estar próximo dele. Isso melhora a conectividade do ambiente e cria um fluxo constante que se retroalimenta, garantindo o bom funcionamento. Assim, o mesmo sistema que realiza as ações, também identifica erros e mitiga problemas, mantendo o curso eficiente e reduzindo os prejuízos com perdas de produtos.

Os produtos e serviços disponibilizados pela Águia Sistemas trazem esses resultados por soluções de alta performance em Movimentação e Armazenagem. Dessa forma, é possível levar para todos os tipos de sistemas de negócio ferramentas inovadoras como a coleta planejada.

 

(O texto acima foi escrito com informações dos sites lotuslogistica.comagileprocess.com.brblog.goflux.com.brfm2s.com.brtractian.com patrus.com.br).

 

Vídeo – Sorter