Central de Atendimento
42 3220-2666
Ponta Grossa – PR
11 3606-5700
São Paulo – SP

Blog

Revolução da Indústria 4.0

Você, com seu smartphone e plano de internet ilimitada, pode até sentir que está conectado o tempo inteiro, mas logo isso vai ser fichinha: não só o telefone, mas o seu carro, o seu relógio, a geladeira da sua casa – e até sua casa (!) – tudo vai estar ligado à internet, fornecendo informações estratégicas em tempo real e tornando a vida bem mais fácil (e confortável).

E se você acha que isso é coisa de um futuro distante, na indústria, a transformação já começou. É a Indústria 4.0, uma revolução em pleno andamento e que interfere diretamente no modo se produzir mercadorias e oferecer serviços.

A combinação entre Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês), BIG DATA e Inteligência Artificial tem implicações diretas em vários setores industriais, especialmente num segmento em que informação é matéria-prima: a logística.

Internet de tudo

Atualmente, estar conectado em todo lugar e sem perder desempenho ainda é um desafio, porém, a evolução das telecomunicações – com a chegada do 5G e a consolidação do IoT – vai permitir coletar informações de todos os dispositivos conectados de forma muito mais eficiente, com envio do status de uso e diagnósticos, tudo em tempo real. Será possível saber, por exemplo, o tempo que um equipamento permaneceu parado e otimizar toda a linha de produção.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Dados ilimitados

E aí entra o BIG DATA, um banco de dados sem fim, capaz de reunir grandes volumes de informações sobre praticamente tudo. Se informação otimiza o tempo e tempo é dinheiro, saber extrair ao máximo os recursos do BIG DATA passa a ser um enorme diferencial competitivo para o negócio. Distribuição de pedidos ao longo do tempo; melhor posicionamento de itens, considerando a ergonomia; tempos de atendimento; custo de cada operação; e cronograma de manutenção, com histórico de dados para escalar as equipes de reparo de forma programada. Essas são algumas das aplicações do BIG DATA na intralogística.

Inteligência além do humano

A questão é que o nome é BIG DATA e não é à toa: o volume de dados é tão grande, mas tão grande, que seria impossível tirar proveito deles usando apenas a “inteligência humana”. Com a inteligência artificial (IA), a história é outra. A capacidade de processamento dos computadores é cada vez maior, permitindo cruzar uma gigantesca quantidade de informações de infinitas maneiras.

Do ponto de vista da logística, a IA ultrapassa e muito as possibilidades oferecidas pela automação. Por exemplo, há aplicações em que é possível ajustar a velocidade dos sistemas transportadores conforme a demanda de fluxo, o que reduz o consumo de energia, tudo por meio da inteligência artificial. A IA também possibilita a tomada de decisões em junções de linhas com grande passagem de produtos, com base em métricas para aumentar a eficiência total do sistema. Priorizar pedidos pela demanda ou sobrecarga da operação? Garantir equipamentos funcionando e prever futuros problemas? Sim, a Inteligência Artificial dá conta daquilo que gente nem imagina ser capaz.

Com participação constante em feiras e eventos nacionais e internacionais, a Águia Sistemas está em linha com as principais tendências do mercado e oferece soluções com foco em sustentabilidade e eficiência, otimizando produção, operação e logística. Ficou interessado em contar com nossos serviços em sua empresa? Os especialistas da Águia Sistemas estão prontos para tirar todas as suas dúvidas: (42) 3220-2666 | faleconosco@aguiasistemas.com.br