Com o dropshipping a mercadoria é enviada diretamente da fábrica para o consumidor
Dropshipping é uma expressão da língua inglesa, usada no mundo do e-commerce. Numa tradução livre para o português significa remessa (shipping) solta (drop). O que faz muito sentido quando estudamos essa bem sucedida tendência virtual. Trata-se de uma estratégia de negócios onde a loja on line não forma estoques. A mercadoria é enviada diretamente da fábrica para o consumidor. A margem de lucro é menor, mas os custos operacionais também são. Afinal, o gerenciamento de estoques exige uma enorme energia financeira. No entanto, quando bem gerenciadas, as empresas que usam o dropshipping ganham muito dinheiro. Amazon, E-bay e Alibaba são alguns exemplos.
E como funciona essa estratégia de negócios? É aparentemente simples. O cliente acessa o site da loja, escolhe o produto por lá mesmo e faz a compra. Quando o pagamento é confirmado, o pedido é repassado para a fábrica parceira, que faz o envio da mercadoria para o consumidor final. Genial, não é mesmo? Todos saem ganhando. Loja, fábrica e o cliente, que vai pagar menos pelo produto. Geralmente, é esperado que o fluxo obedeça 5 estágios na loja virtual, conforme a sequência abaixo:
- Pedido aprovado (Plataforma);
- Pagamento aprovado (ERP Enterprise Resource Planning);
- Em separação (WMS Warehouse Management System);
- Despachado (a partir deste status entra o TMS Transportation Management System);
- Entregue (TMS).
Mas, como foi dito no começo do parágrafo anterior, isso tudo é aparentemente simples. Existem diversos desafios na hora de implementar o dropshipping. Veja agora alguns deles:
- CONTROLE DE GESTÃO: são vários fornecedores ao mesmo tempo. Controlar esse fluxo de mercadorias não é fácil. Abrir chats para o diálogo entre consumidores e fornecedores pode facilitar um pouco as coisas.
- LUCRO MENOR: assim como o trabalho é dividido entre os parceiros, a margem de lucro também é. No começo seu faturamento não será muito grande em valores absolutos. Mais tarde, trabalhando em escala, isso muda. Por isso é importante ter reservas financeiras e outras estratégias de aquisição de mercadorias em paralelo.
- DIFICULDADE DE RASTREAMENTO: como são vários parceiros nem sempre é fácil fazer a rastreabilidade do pedido do cliente. Isso ocorre porque muitas transportadoras não oferecem tal serviço, o que pode deixar o consumidor inseguro e insatisfeito. Se o produto for enviado pelos Correios é fundamental enviar para o cliente o código de rastreio para que ele possa rastrear o trajeto da mercadoria.
- INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA: a expansão de sua loja virtual está diretamente ligada a confiabilidade da plataforma de e-commerce e da gestão de recebíveis. Procure bons provedores para lojas on line. Parceiros sólidos para essas duas áreas devem acompanhar o empreendedor de dropshipping desde o começo, evitando assim dores de cabeça no futuro. Para o comércio eletrônico, são recomendadas opções que garantem a segurança do website, como certificado SSL e backup automático. Aliás, a inexistência de integrações tecnológicas entre fornecedores e lojistas virtuais é uma das maiores desvantagens do dropshipping. As fábricas detentoras dos produtos, e, portanto, responsáveis pelos envios, precisam cuidar do picking, packing e expedição de pedidos fracionados. Procure, então, criar vínculos digitais com seus fornecedores.
Desafios existem em qualquer área. É interessante também destacar as vantagens de se adotar o dropshipping:
- FACILIDADE PARA INICIAR A OPERAÇÃO: sem estoques tudo fica mais fácil e econômico. Ou seja, é preciso um volume menor de capital para começar o seu próprio negócio.
- FLEXIBILIDADE GEOGRÁFICA: com o dropshipping você pode ter fornecedores no mundo inteiro. Isso quer dizer que as vendas não se restringem apenas a região onde você vive. Se sua plataforma operar em diversos idiomas, você pode fazer negócios em qualquer parte do planeta.
- VERSATILIDADE DE PRODUTOS: com vários fornecedores surgem infinitas possiblidades, de agulhas de costura a automóveis.
- DIFERENTES PÚBLICOS: é o produto que atrai o cliente. Lógico, preço, qualidade e agilidade na entrega também contam e muito. Mas um leque variado de produtos chama a atenção de um público também muito variado, o que pode ser excelente para os negócios.
- ECONOMIA NO GERENCIAMENTO: a divisão de tarefas entre loja e fábricas facilita a operação dos negócios, reduzindo custos para ambos.
Temos, portanto, mais vantagens que desvantagens. Porém, como em todo negócio, é importante tomar alguns cuidados para reduzir os riscos de um eventual fracasso:
- ESCOLHA FORNECEDORES CONFIÁVEIS: pesquise a reputação do fornecedor antes de fechar negócio com ele. Não decida apenas pelo preço. Verifique a qualidade e a disponibilidade das mercadorias, bem como o comprometimento com a entrega. O site Cart X dá boas sugestões para quem vai pesquisar a reputação dos fornecedores: pesquise por reclamações e outros possíveis problemas com determinado fornecedor. Vá até o site dele e veja se existe um número de CNPJ e dados de endereço e telefone. Ligue e veja se o número de telefone de fato existe e avalie no Google Maps esse endereço. É uma checagem básica, mas funcional.
- OFEREÇA AOS CLIENTES APENAS O QUE DE FATO EXISTE: se o estoque de um determinado produto acabou pare de veicular a mercadoria no site. Pelo que menos até que o estoque seja reposto.
- ACOMPANHE A ENTREGA: nada prejudica mais um negócio do que a falha ou a simples demora na entrega. Tenha um bom software de gestão para acompanhar o fluxo da mercadoria.
- NÃO ESQUEÇA QUE A DEVOLUÇÃO DA MERCADORIA É UMA POSSIBILIDADE: o fornecedor deve ter isso em mente na hora de formatar a planilha de custos, já que essa é uma responsabilidade dele. Atender bem um cliente na hora da devolução pode garantir novas compras no futuro.
- COMUNIQUE-SE COM EFICIÊNCIA E RELACIONE-SE BEM: além de uma comunicação agradável e transparente com o cliente, é preciso dedicar atenção também ao relacionamento com os fornecedores. Conforme foi destacado recentemente na Revista E-commerce Brasil, a chave para encontrar uma boa solução de dropshipping é fazer um processo de diligência para qualificação dos fornecedores. Entre os principais pontos de checagem, vale ressaltar os tempos de processamento do pedido, picking, packing e separação (Variáveis da Operação Logística OPL). Além de considerar os níveis de serviços (SLAs) das transportadoras que trabalham com as fábricas que irão promover as entregas aos clientes.
Enfim, dropshipping é um dos assuntos desse grande universo que é o setor da logística e saber identificar a melhor metodologia e estratégia de trabalho para seu negócio é exatamente aí que mora o maior desafio para alavancar seu negócio.
E se este hoje é um desafio latente para seu negócio, estamos a disposição para conversarmos acerca da solução completa, desde a armazenagem à movimentação de materiais, fazendo toda a integração de Hardware e Software dentro de seu processo. Converse conosco.