Central de Atendimento
42 3220-2666
Ponta Grossa – PR
11 3606-5700
São Paulo – SP

Blog

Gameficação na Logística

Empresas estão experimentando técnicas inovadoras para melhorar a produtividade de seus funcionários por meio da motivação e do aspecto lúdico das tarefas

 

A gamificação é uma tendência crescente nas empresas, e o setor de logística não é exceção. Assim, as empresas estão experimentando técnicas inovadoras para melhorar a produtividade de seus funcionários por meio da motivação e do aspecto lúdico das tarefas.

 

O que é gamificação?

A gamificação é uma estratégia de trabalho e formação baseada no jogo e no entretenimento para promover objetivos específicos. Aplicada à logística, consiste em desenvolver, implementar e apoiar operações que aumentem o rendimento do operador por meio de técnicas de jogo . Em outras palavras, é um método para que os funcionários realizem seu trabalho com mais eficiência por meio de processos divertidos que fortalecem sua motivação e competitividade.

Essa estratégia é implementada por meio de ações específicas, como concursos (funcionário do mês), interfaces de software mais intuitivas e divertidas, desafios periódicos, entre muitos outros.

As ferramentas de gamificação também não precisam se limitar ao desempenho individual. Podem ser ampliados ao nível da empresa, introduzindo elementos de competição positiva entre as várias organizações.

 

4 benefícios da gamificação na logística

A gamificação está gradualmente se tornando parte da logística hoje, ajudando a reunir grupos de trabalhadores e inspirando-os a dar tudo de si em todas as operações que realizam. Confira algumas vantagens das ferramentas de gamificação:

  • Maior compromisso logístico: a implementação de jogos, concursos e sessões de treinamento mais divertidas motivam os operadores a se envolverem em suas tarefas diárias de armazenamento. É mais provável que eles se sintam parte indispensável do projeto e estejam mais motivados  quando se trata de seu compromisso com a logística.
  • Produtividade e eficiência: a motivação de cada trabalhador, bem como a coesão e a competitividade entre eles — desde que seja saudável — garante o máximo rendimento na instalação. Porém, a equipe de gestão logística deve estar atenta e premiar os melhores, dando o exemplo para o grupo. Isso incentivará cada trabalhador a fazer o seu melhor.
  • Visibilidade e transparência: a gamificação faz uso da tecnologia para implementar processos mais agradáveis. Essa tecnologia permite que os gerentes de logística tenham acesso aos dados de desempenho de cada operação e operador, permitindo identificar as ineficiências do armazém. Da mesma forma, cada vez mais gerentes estão concedendo a seus funcionários acesso a esses dados para aumentar a competitividade.
  • Promoção e retenção de talentos internos : a gamificação pode ser outra razão para aplicar Big Data no armazém. Ferramentas de visualização de dados permitem que os gerentes decomponham os principais indicadores de desempenho mais importantes para cada empresa, mesmo segmentados por operador. Isso ajuda a identificar os trabalhadores mais eficientes.

Em suma, a tecnologia auxilia os gestores de armazém na hora de treinar e implementar ações gamificadas que melhoram o rendimento de seus funcionários e diferenciam aqueles com maior índice de desempenho.

 

gameficação 1

 

Implementação de ferramentas de gamificação no armazém

Para garantir a máxima produtividade do operador, a motivação é tão valiosa quanto ter os sistemas de armazenamento certos para cada operação. A Águia Sistemas conta com um um catálogo completo de produtos que vão assegurar  o sucesso da sua gamificação. Citando apenas dois exemplos, flow racks e os mezaninos são soluções perfeitas para o picking gamificado. Eles permitem que os operadores preparem pedidos de maneira segura e ágil, enquanto executam da maneira mais eficaz possível.

As ferramentas de gamificação podem ser empregadas no armazém de várias maneiras . Visite nosso site e escolha a solução que mais se encaixa no seu projeto ou ou planeje a sua gamificação a partir dos produtos da Águia Sistemas. A implementação de ferramentas de gamificação em seus processos de armazenamento vai fortalecer fortemente o nível de comprometimento de seus operadores.