Central de Atendimento
42 3220-2666
Ponta Grossa – PR
11 3606-5700
São Paulo – SP

Blog

Intralogística: o que é e qual a sua importância?

Quando ouvimos falar em logística, pensamos em transporte, entrega de produtos, entre outros, mas, por trás desses processos existe a intralogística, que é capaz de otimizar todo o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Essa é uma atividade que ainda é pouco conhecida, mas é uma estratégia que todas as empresas devem adotar, a fim de não comprometer o desenvolvimento dos outros processos. 

A intralogística também é conhecida como logística in house, abrange a movimentação de materiais dentro dos domínios da mesma corporação, ou seja, contempla a movimentação de produtos dentro de armazéns, unidades fabris e centros de distribuição envolvidos na logística da empresa. 

Tem como objetivo garantir o funcionamento em sincronia da distribuição de todos os insumos necessários para o funcionamento da operação, se tornando um processo que visa controlar todo o fluxo de armazenagem de materiais e produtos que a empresa possui. Assim é possível atender às necessidades dos colaboradores e oferecer as melhores condições de trabalho para eles, o que garante melhor qualidade do produto final. 

Com a utilização da automação, a intralogística gerencia e integra todas as etapas envolvidas no manuseio de materiais, assim, a produtividade da sua empresa garante melhores resultados. A integração entre o processamento de dados e o manuseio dos produtos, torna o sistema de atendimento mais eficiente e utilizam uma forma mais correta de alocação de equipamentos e mão de obra. 

Essa atividade vai além do uso de ferramentas tecnológicas para a melhor aprimoramento do fluxo de materiais. Também orienta os colaboradores da organização em relação às etapas de recebimento, coleta e envio de produtos, armazenamento, embalagem e classificação de mercadorias. 

Um bom software de gestão garante a análise de qualquer atividade desenvolvida em um galpão, assim, ele regula o desempenho dos procedimentos e obtém eficiência no desenvolvimento das atividades. 

Além da capacidade de agilizar processos e promover o melhor aproveitamento do tempo, a intralogística oferece mais benefícios. 

  • Otimização de gastos

Juntamente com o aumento da produtividade esses são alguns dos principais objetivos da logística. Assim, aplicando a intralogística em seu negócio, gastos desnecessários desaparecerão dos custos. Por meio desse recurso, a empresa pode saber onde economizar, diminuindo os custos e permitindo que a organização realize novos investimentos para o crescimento da empresa. 

  •  Melhora na infraestrutura

Esse recurso promove melhorias na infraestrutura do seu negócio, já que ela organiza as tarefas e aloca melhor os recursos. Assim, ela atinge um melhor desempenho nas tarefas desenvolvidas, que garante aumento da produtividade. 

  • Aumento na competitividade

Por meio da intralogística a empresa pode ter um maior controle sobre o fluxo de materiais e processos e ainda obter uma melhor infraestrutura, assim, se torna mais competitiva, isso acontece, porque as melhores condições de trabalho permitem praticar preços mais atrativos nos seus produtos. Também é possível otimizar o atendimento aos clientes e usa seus recursos de forma mais inteligente, ao investir em inovação. 

A intralogística aprimora o manuseio dentro de galpões logísticos, especialmente no armazenamento, já que ela organiza melhor esse segmento com o auxílio do endereçamento e da classificação de produtos. 

Pensando em todos esse benefício que a intralogística proporciona para as empresas, vale a pena investir nessa estratégia. Se você está em busca novas estratégias logísticas, a Águia Sistemas tem a solução ideal para você. 

 

Ficou interessado? Para tirar dúvidas ou solicitar um orçamento, entre em contato conosco: (42) 3220-2666 | faleconosco@aguiasistemas.com.br