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KPIs para a Logística

Infelizmente a maioria das empresas só começa a adotar KPIs em seus processos logísticos quando os problemas aparecem

 

Key Performance Indicator. Numa tradução livre, Indicador Chave de Desempenho. De acordo com Daniel Brasil, CEO da Hivecloud, KPIs “são métricas utilizadas para medir e avaliar a performance de uma empresa no alcance de seus objetivos. Esses valores quantitativos, que podem ser apresentados tanto em formato de número quanto de porcentagem, são essenciais para qualquer organização que deseja analisar seus pontos de crescimento e os pontos fracos.”

     Daniel Brasil diz ainda que utilizar esses indicadores em logística é importante por cinco motivos: 

  • “Promovem qualidade e evitam erros;
  • Os resultados apontam o quanto os objetivos podem ser alcançados;
  • Possibilitam aos gestores uma visão mais clara do que deve ser feito;
  • Proporcionam comparação com períodos anteriores da empresa;
  • Identificam pontos fortes e fracos, setores onde há gasto excessivo, oportunidades de economia, ruídos de comunicação entre os setores e muito mais.”

     Infelizmente a maioria das empresas só começa a adotar KPIs em seus processos logísticos quando os problemas aparecem, como a falta de capacidade técnica da transportadora, a dificuldade para atender prazos e a insatisfação dos clientes com a entrega de mercadorias. Isso sem falar nos custos, que podem sair do controle, gerando graves problemas financeiros. 

     Os indicadores devem passar por diferentes etapas logísticas, como abastecimento, inventário, distribuição, transporte e gerenciamento de pedidos. Em todas elas é preciso estar atento ao custo operacional total, percentual de mão de obra no custo total, retorno sobre o investimento e tempo de espera para resolução de problemas. Mas na armazenagem e movimentação de cargas é preciso também anotar o percentual de entregas com avarias e o tempo entre o pedido e recebimento da mercadoria. Ah! Não podemos esquecer a avaliação da acuracidade do inventário (ou seja, uma análise cíclica do que de fato está no armazém) e do giro de estoque. O controle do desempenho através desses parâmetros vai permitir ao gestor definir a melhor estratégia para otimizar os investimentos e por consequência o lucro da empresa. 

     Veja agora alguns dos principais KPIs usados em Logística e a forma como são calculados, de acordo com o portal Siteware:

“1 – Time to Market

Este KPI é muito usado em empresas de bens de consumo e mede quanto tempo ele leva para ter a ideia de um produto, desenvolvê-lo, testá-lo, fabricar os primeiros lotes e colocar no mercado.

2 – OTD (On Time Delivery)

Este KPI de logística indica qual a percentagem de pedidos entregues no prazo determinado, sem atrasos. No entanto, isso não significa que as especificações da entrega estavam corretas, o KPI On Time Delivery (OTD) mede somente se a encomenda foi entregue no prazo. Para se obter este indicador deve-se apurar a quantidade de entregas feitas no prazo e dividir pelo número total de entregas do período analisado. Multiplica-se por 100 para se obter uma porcentagem. Por exemplo, se a empresa fez 50 entregas em um dia e dessas, 40 chegaram no horário determinado, o cálculo do OTD seria: 40 / 50 x 100 = 0,8 x 100 = 80%

3 – On-Time Shipping

A diferença entre o On Time Delivery e o On Time Shipping é que este KPI mede se os pedidos foram enviados na data prometida, mas isso não significa que foram entregues quando prometido. Assim, veja como calcular KPI de logística On-Time Shipping: se das 50 entregas, 45 foram enviadas no horário prometido, temos: 45 / 50 x 100 = 0,0 x 100 – 95%

4 – OCT (Order Cycle Time)

Tempo que leva para um pedido chegar ao cliente depois que foi recebido pela empresa. Esse é um KPI de logística muito usado por empresa de e-commerce. Para calculá-lo, deve-se aferir o tempo que cada entrega levou para ser feita após o pedido, somar todos eles e dividir pelo número de entregas feitas no período em análise.

5 – OTIF (On Time In Full)

Traduzido para o português Pedido Perfeito. Avalia pedidos entregues no prazo combinado pela empresa. Para fazer seu cálculo, deve-se saber a percentagem de pedidos que foram:

  • Atendidos no prazo (P)
  • Entregues sem erro (E)
  • Completo: atendeu todas as especificações do cliente (C)

A fórmula do OTIF (On Time un Full) é: OTIF = P x E x C

Veja um exemplo:

  • No prazo: 80%
  • Entregues sem erro: 85%
  • Completo: 90%

0,80 x 0,85 x 0,90 = 0,612 = 61,2%

6 – Perfect Order Rate

A Perfect Order Rate mede a eficiência do processo de suprimentos como um todo. O POR mede a porcentagem de pedidos que são enviados sem atraso, erro ou danos na mercadoria. O cálculo é simples. Se você teve que enviar 1.500 encomendas e 75 delas apresentaram alguma falha ou erro, basta calcular a porcentagem desses erros, veja:

1.500 – 75 = 1.425 (quantidade de entregas perfeitas)

1.500 / 1.425 x 100 = 0,95 x 100 = 95%

7 – Tempo Médio de Entrega

A definição desse KPI é intuitiva: soma-se o tempo que levou para se realizar cada entrega individualmente, do momento em que o pedido foi feito até chegar ao cliente, e divide-se pelo número de entregas. Trata-se de um média aritmética simples.

8 – Estoque médio

Outro KPI de transporte e logística que se calcula pela média aritmética simples. Deve-se pegar estoque final de cada mês e dividir pelo número de meses em análise, geralmente um ano.”

   Esses são 8 dos KPIs de logística mais usados. Mas nada impede de sua empresa criar seus próprios KPIs, em função das características de seu negócio.

     Nós, da Águia Sistemas S/A, podemos colaborar nesse processo. Temos condições de ajudar sua empresa no que há de mais moderno em termos de Intralogística. Entre em contato conosco.

(O texto acima foi escrito usando informações dos sites siteware.com.br, hivecloud.com.br, blog.solistica.com, patrus.com.br e cargox.com.br.)