Central de Atendimento
42 3220-2666
Ponta Grossa – PR
11 3606-5700
São Paulo – SP

Blog

NFT na logística

Nos últimos 2 anos, NFT se tornou uma sigla comum no dia a dia de quem trabalha com internet. No entanto, com o distanciamento social e a digitalização cada vez mais intensa de tarefas rotineiras, sua popularização enfrenta o seu ápice.

Embora seja uma tecnologia recente e em estado experimental, já descobrimos uma série de aplicações práticas da ferramenta. On e offline, NFT se tornou sinônimo de versatilidade, sendo capaz de integrar ferramentas digitais e físicas, sem abrir mão da segurança:

Nos jogos, NFTs podem ser coletados e comercializados em jogos estratégicos e intuitivos; no mercado de arte, os NFTs se tornaram itens de colecionadores e verdadeiras obras de arte de valor inigualável; já na logística, formalizaram o desejo de otimizar o armazenamento de produtos e permitiram a administradores implementarem novas formas de inovar na supply chain.

É sobre esta última aplicação que discutimos hoje.

 

O que é NFT?

NFT é uma sigla para non-fungible token, que pode ser traduzido para o português como “token não-fungível”. No entanto, para compreender o que é um NFT é essencial dar atenção ao que cada parte do termo significa:

  • Token é uma ficha ou símbolo gerador de senhas;
  • Fungível é uma palavra que determina algo substituível, no caso dos NFTS, eles são não-substituíveis. São únicos, pois derivam de uma blockchain, que garante que todos os dados inclusos em sua identidade formem uma cadeia exclusiva.

De forma geral, é um documento digital que codifica uma informação com segurança através de uma senha, e se assemelha a um contrato registrado em blockchain. Portanto, NFT é um ativo digital, que serve como identidade de um item ou pessoa na internet.

Blockchain, por sua vez, é uma cadeia de informações compartilháveis digitalmente, formada por blocos de hash criptográficos, informações cifradas só decodificadas com uma chave de acesso. Essa criptografia é o que garante a alta proteção aos dados e que somente o detentor desta chave possa acessá-los.

Outro ponto que garante a alta confiabilidade dos NFTs é que as informações mantidas são imutáveis e todos os dados são autênticos. Ou seja, tudo que é registrado se manterá exatamente igual a quando foi salvo, não mudando com o tempo e o uso.

Isso foi justamente o que popularizou o NFT e fomentou seu crescimento do mercado. Segundo o relatório anual NFT do NonFungible, só em 2020 a utilização da ferramenta foi triplicada. Com isso, o valor monetário envolvido em transações ficou em cerca de 2,9 milhões de dólares.

No entanto, segurança não é a única razão para isso. Os NFTs são a melhor forma de indicar posse e responsabilidade de um bem.

Um exemplo dessa utilização é o caso dos inúmeros colecionáveis Bored Ape Yacht Club, imagens de macacos “entediados” com diferentes designs, todos exclusivos. Embora vejamos a imagem seja espalhada pela internet, o original pertence a alguém específico e pode ser acessado somente por esta pessoa.

A ferramenta também possui alta capacidade de rastreamento. Como é analisada por meio de chaves, todos que têm acesso podem conferir onde está localizada, se houver um conteúdo físico.

Isso é especialmente útil em uma supply chain, onde armazenamento e rastreamento de produtos são essenciais para manter a organização.

 

NFT na Logística
Fonte: Blockchain App Factory

 

NFT na logística

O transporte e o armazenamento de mercadorias depende intrinsecamente das ferramentas implementadas no setor logístico. Com o alto número de produtos, grandes distâncias e inúmeras divisões e repartimentos, tecnologias inovadoras, como o NFT, permitem que o processo seja mais eficiente e que os erros sejam minimizados.

Na logística, o NFT reserva todas as informações sobre determinada carga. Descrições, formas de uso e desenvolvedor do produto são dados indispensáveis para a entrega e garantem que todos os envolvidos tenham plena consciência do teor do item com que estão trabalhando.

Também conta com os chamados metadados, dados sobre outros dados. Neste caso, eles informam quando uma informação foi adicionada, e isso é armazenado no próprio token. Consequentemente, é possível acompanhar todas as alterações que a carga sofre e o caminho que percorreu.

Como todas essas informações são imutáveis e rastreáveis, o NFT permite a transparência das entregas, a alta segurança dos dados e a organização da cadeia de comércio. Local, data, responsável e prazo serão sempre os mesmos, não mudando com a utilização ou acesso do NFT.

Por todos esses motivos, a ferramenta conquistou a cadeia logística. A confiabilidade das informações e o fácil acesso, podendo ser conferido sempre que necessário, garantiu que as primeiras empresas trouxessem o NFT na logística para a realidade.

 

Embora a ferramenta se encontre em processo de exploração, vemos alguns lançamentos que gradualmente se tornaram a primeira opção em grandes centros logísticos:

TradeLens, por exemplo, plataforma desenvolvida pelo conglomerado MAERSK em parceria com a empresa especializada em tecnologia, IBM (International Business Machines Corporation), foi implementado em 5 das 6 principais linhas para transporte de contêineres do mundo.

No Brasil, TradeLens dá força à cadeia de entregas nacional. Ele otimiza o acesso às informações e agiliza a entrega de dados para todos os envolvidos utilizando Hyperledger Fabric, um blockchain voltado para sistemas empresariais, criado pela Linux Foundation.

Outra ferramenta que também viabiliza a utilização dos NFTs na logística é o IBM Foot Trust, que também utiliza o Hyperledger Fabric para viabilizar a melhoria da transparência na distribuição de cargas em empresas globais.

Esses são apenas dois exemplos de dezenas de projetos que estão sendo desenvolvidos mundialmente. Pouco a pouco, NFT deixa de ser uma possibilidade e se torna a melhor alternativa para empresas que desejam otimizar suas entregas e transformar a forma como organizam os itens em sua cadeia de suprimentos.

 

Nós, da Águia Sistemas S/A, nos mantemos atentos às novidades e sondamos os lançamentos como um futuro próspero para a logística. Enquanto isso, preparamos um acervo completo de produtos voltados para intralogística que podem ser conferidos em nosso site: https://aguiasistemas.com/

 

(O texto acima foi escrito usando informações dos sites academy.binance.com, techenet.com, nonfungible.com e warren.com.br)