Central de Atendimento
42 3220-2666
Ponta Grossa – PR
11 3606-5700
São Paulo – SP

Blog

Transformação digital e física do ambiente de trabalho

Muito é falado sobre as transformações digitais da atualidade, mas também é essencial entender como as ferramentas desenvolvidas nessa nova era tecnológica podem modificar o ambiente de trabalho.

Isso porque inovações mudam a forma com que os trabalhadores dão sequência às tarefas diárias, como ocorre o controle da rotina e favorecem o desenvolvimento de fluxos adaptados às necessidades dos consumidores.

No entanto, é justamente a variação no desejo desses consumidores que impactou o ambiente de trabalho, principalmente a mudança orgânica que sofreu as camadas demográficas relacionadas às gerações e o forçou a procurar alternativas viáveis.

Agora, temos mais pessoas em idades avançadas e diferentes faixas etárias, isso dá origem a gostos e preferências cada vez mais específicas. Essa transformação e a globalização, com conexão intrínseca das nações, passam a tornar as demandas ainda mais frequentes, em montantes decrescentes e pouco homogêneos.

Consequentemente, é preciso adequar o ambiente de trabalho para controlar toda essa renovação.

Nos centros logísticos isso é ainda mais claro. Os trabalhadores precisam adaptar a plataforma com que trabalham para atender com mais eficiência e organização, competindo com outras empresas sem sobrecarregar o processo atual.

Nisso, transformar o ambiente de trabalho acolhendo as novas tecnologias e a modernização da rotina é uma abordagem positiva em relação à produtividade.

 

A implementação de soluções digitais e físicas

Nos últimos anos, vimos o digital adentrar os ambientes de trabalho físicos. Pouco a pouco, atividades “do mundo real” puderam ser digitalizadas ou automatizadas, obtendo resultados mais eficientes.

Isso quebrou barreiras que antes eram intransponíveis sem a exigência de grandes quadros de trabalho. Hoje, as equipes contam com alternativas que as ajudam a dar conta das demandas. Dessa forma, têm possibilidades que melhoram sua qualidade de vida e do que é produzido.

A performance do setor também é otimizada e há um foco maior na experiência do usuário. Para isso, não apenas os produtos são voltados para as especificações de suas necessidades, mas o atendimento e a forma de produção também, abrangendo sistemas mais sustentáveis.

Por esse motivo, integrar inovações digitais e físicas é indispensável, pois oferece novas alternativas que melhoram a capacidade e a produtividade em meio a mercados cada vez mais exigentes.

 

sistema de movimentação

 

Tecnologias positivas que otimizam o ambiente de trabalho

Segundo o dicionário Oxford, “tecnologia” é a técnica ou conjunto de técnicas de um domínio particular.

Nesse ínterim, é preciso entender que tecnologia não diz respeito apenas às implementações computacionais, mas também às ferramentas materiais, não conectadas, permitindo que exista investimento em todas as áreas de atuação.

Essas tecnologias podem melhorar a organização do ambiente de trabalho e o controle do processo. Confira a seguir outras modificações que podem ser observadas após a implementação de soluções digitais e físicas:

 

Entregas mais rápidas

A implementação de facilidades como softwares pode auxiliar no traçado de rotas que permitam entregas mais rápidas. Além de delimitar um caminho coeso, eles identificam espaços de entraves no trânsito, saídas rápidas e menos pedágios.

Outros, como sistemas de movimentação e armazenagem, facilitam o picking e muitas outras tarefas do dia a dia de armazéns. Dessa forma, o ambiente se mantém organizado, com otimização do espaço disponível e verticalização dos produtos.

Por esses motivos, as tecnologias não apenas agilizam o trabalho das entregadoras, sejam elas terceirizadas ou próprias, como reduzem os custos com condução e estoque.

 

Aumento na integração

A integração interpessoal ou de setor é um benefício inesperado para muitos empreendedores, mas observado em empresas que investiram em modernização. Sistemas como os de automação reduzem os erros e oferecem recursos para que os trabalhadores integrem equipes e setores na busca por soluções ainda mais rápidas utilizando as próprias tecnologias.

E essa integração é o que justamente permite o controle. A partir daí, é possível mitigar respostas mais eficientes e coordenar tarefas sem abdicar do que está funcionando e gerando bons frutos.

 

Investimento em capacitação

O investimento em capacitação é uma mudança bem evidente em empresas que investiram em tecnologia. Como os trabalhadores têm o auxílio de automação e outras ferramentas, como Autoportantes e Flow Racks, na realização ainda mais ágil de tarefas repetitivas, é possível transferi-los para cargos que exigem criatividade.

Para isso a capacitação se torna essencial e muito comum em negócios em desenvolvimento. Colaboradores são incentivados a estudar e muitas vezes bonificados visto que o aprendizado de técnicas é o que permitirá que faça um trabalho profissional e de alta qualidade.

 

A transformação do ambiente de trabalho é evidente diante da implementação de soluções físicas e digitais, e uma verdadeira vantagem tanto para empresas que desejam se destacar diante da competitividade, quanto para o setor, que se beneficia da capacitação e melhoria da experiência.

E ferramentas inovadoras de confiança são o ponto inicial desta transformação. Conheça nossos produtos e tenha acesso às opções de alta performance em armazenagem, movimentação e automação: https://aguiasistemas.com/

 

(O texto acima foi escrito usando informações dos sites: voitel.com.br, tiinside.com.br, avanade.com, jornaldocomercio.com e totvs.com)