Na década de 80, uma das mais importantes fabricantes de eletrônicos dos Estados Unidos, a Motorola, encontrava-se em um momento decisivo. A marca estava perdendo cada vez mais espaço no mercado, e precisava imediatamente encontrar o motivo. Após a implementação infrutífera de diversas técnicas e programas de qualidade, a empresa ainda não conseguia se destacar.
Após uma análise bastante detalhada de todos os processos da empresa, chegou-se a uma conclusão: o nível de desperdício era muito alto, tanto de matéria-prima quanto de tempo. A quantidade de erros operacionais identificados demonstrava que a empresa estava basicamente queimando dinheiro.
O resultado dessa análise foi a criação e patenteamento da metodologia Seis Sigma, que depois disso foi implementada por diversas empresas ao redor do mundo. Essa metodologia busca melhorar a qualidade dos processos e reduzir defeitos dos produtos, com foco na satisfação do cliente. O Seis Sigma evoluiu bastante desde sua criação, sendo adaptado e melhorado pelas diversas companhias que o utilizaram posteriormente.
Seis Sigma é uma escala de qualidade dos produtos, sendo 1 o nível mínimo e 6 o nível máximo de excelência, no qual a produção funciona praticamente sem defeitos.
Benefícios
A aplicação do método Seis Sigma pode ser feita em praticamente qualquer organização, pois busca atingir os melhores resultados possíveis após a análise dos processos. Essa é uma metodologia que tem diversas vantagens.
Os principais benefícios são a redução de custos operacionais, a melhora da eficiência dos processos e a eliminação dos defeitos no produto final. Essa análise também será capaz de melhorar a tomada de decisão, permitindo resoluções baseadas nos dados levantados.
Como funciona?
A metodologia Seis Sigma se baseia em três pontos principais: mensuração, disciplina e estruturação.
A mensuração diz respeito aos dados analisados e sua confiabilidade, e por isso é importante que esses dados sejam coletados de forma precisa. Para o Seis Sigma, é importantíssimo que se definam metas baseadas em métricas, portanto é preciso que se aplique o esforço e tempo que forem necessários para a obtenção e organização desses dados.
A disciplina para o Seis Sigma significa comprometimento de toda a equipe da empresa com a excelência. Disciplina aqui também significa que essa metodologia exige um tempo mínimo de aplicação para que os resultados sejam atingidos.
A estruturação do Seis Sigma é por meio da ferramenta DMAIC: Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar.
- Definir – As metas desejadas devem ser mensuráveis e atingíveis, dentro da realidade da empresa. Essas devem ser vistas como os objetivos estratégicos da companhia.
- Mensurar – A mensuração aqui, como já dito, depende de dados confiáveis. Conforme a aplicação do Seis Sigma passe a fazer parte da cultura da empresa, a precisão dos dados também passa a ser cada vez melhor.
- Analisar – A análise se refere a observar o sistema e os processos, visando eliminar a lacuna entre os resultados atuais e as metas. Ferramentas de estatística podem dar uma grande ajuda nesse ponto.
- Incrementar – Nessa fase buscam-se estratégias para a melhora dos processos como já são feitos, sem fazer mudanças estruturais. O objetivo é aproveitar o processo existente o máximo possível.
- Controlar – Nesse momento busca-se garantir que as metas alcançadas se estendam no longo prazo.
A Escala Seis Sigma
Como já foi falado, a escala Seis Sigma possui seis níveis. A implementação do DMAIC tem como objetivo elevar os resultados da empresa na escala, consequentemente aumentando os lucros da organização. Os valores da escala são baseados em cálculos precisos de mensuração, e isso significa que subir um grau na escala é um salto grande, mas possível.
O Nível 1 Sigma representa a empresa hipotética que tem pouco mais de 30% de aproveitamento do que produz, enquanto o Nível 3 Sigma já representa uma empresa com eficiência de 93,3%. O Nível 6 Sigma simboliza a empresa que praticamente não apresenta defeitos, sendo precisa em 99,99% dos produtos. Uma empresa que performe no Nível 4 Sigma (99,3%) já é considerada como tendo um nível aceitável de qualidade.
A importância do padrão
A metodologia Seis Sigma tem como base um conceito fundamental, que é a padronização. Os processos empresariais são variados, em todos os seus aspectos. A padronização de processos e produtos faz com que se atinja o melhor resultado possível com os recursos disponíveis.
Quando se fala em padronização, não estamos falando apenas em nível material. Como falamos, a implementação do Seis Sigma exige comprometimento de todas as pessoas da empresa, já que ele também significa a padronização dos processos. Isso quer dizer que um efeito prático da implementação do Seis Sigma é a mudança de hábitos de uma forma geral dentro da organização.