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Entrega no mesmo dia (Same day delivery)

Embora os fatos sejam controversos, muitos historiadores dizem que a primeira entrega em casa ocorreu na Itália, em 1889.

 

Same Day Delivery é uma expressão da língua inglesa que significa entrega no mesmo dia. Na cabeça dos consumidores parece algo trivial, realizado por restaurantes e supermercados já há um bom tempo. Mas para outros setores do comércio trata-se de um desafio logístico imenso, que exige bilhões de reais em investimento. Com a pandemia, os consumidores passaram a comprar pela internet em grande quantidade. E uma boa parte deles queria receber o produto o mais rápido possível. De preferência, no mesmo dia. Atender essa expectativa virou uma disputa de gigantes no campo da Logística. Tudo para conquistar os clientes.

A história do Delivery é muito antiga. Embora os fatos sejam controversos, muitos historiadores dizem que a primeira entrega em casa ocorreu na Itália, em 1889. O Rei Humberto I e a Rainha Margherita de Saboia estavam em Nápoles e encomendaram uma pizza através de um mensageiro. Mas foi só nos Anos 50 do Século XX que o processo de entrega ganhou os moldes do que conhecemos hoje, graças à televisão e o mercado norte-americano. E essas primeiras experiências envolviam comida. Qual o prato? De novo, pizza. Todas feitas no mesmo dia e encomendadas por telefone. No Brasil essa tendência chega em 1980. Portanto, é fácil entender como a entrega no mesmo dia entrou para o imaginário coletivo.

Hoje as encomendas são feitas pela Internet. Só em 2021 o comércio eletrônico faturou 220 bilhões de reais no Brasil, segundo a Folha de São Paulo. E boa parte das entregas estão ocorrendo no mesmo dia. No caso das Lojas Americanas, líder nacional nesta categoria, 35% dos produtos vendidos são entregues em até 3 horas e outros 59% no dia seguinte.  Hoje a Rede Americanas (que também é dona da Shoptime e do Submarino) tem 25 Centros de Distribuição em 11 estados brasileiros, além de 3500 lojas e franquias, atendendo 900 cidades com a entrega ultrarrápida. A meta é atender 100% das residências brasileiras com essa possibilidade, mas isso custa caro.

A Mercado Livre, multinacional argentina, faz a entrega no mesmo dia em 50 cidades brasileiras e está investindo 17 bilhões de reais no Brasil. Parte desse dinheiro para chegar a 100 cidades ainda em 2022. Magazine Luiza e Via Varejo (dona das Casas Bahia e Ponto Frio) não ficam atrás. A Magalu tem 25 CDs em 15 estados e no Distrito Federal. Já a Via Varejo tem uma estrutura que permite atender 2500 cidades com a entrega em 24 horas, graças a 30 CDs em 22 estados. Metade das vendas dessas grandes lojas ocorre hoje pela internet. Por isso o investimento em logística tem sido bilionário. Isso sem contar a geração de empregos.

Esse é um mercado em expansão. Conforme o portal de marketing The Fulfillment Lab, 90% dos consumidores estariam dispostos a optar por um site que oferece entregas gratuitas. O problema é que absorver esse custo pode tornar seu negócio inviável. Por isso é interessante oferecer valor agregado através de outra variável, como um prazo de entrega menor. Segundo o mesmo estudo, 60% dos consumidores optam por quem oferece maior agilidade.

Os sites ecommercebrasil.com.br e intelipost.com.br dão agora algumas dicas para implantar o SDD (Same Day Delivery) na sua empresa:

  • Faça o mapeamento e formalização dos processos — O primeiro passo para conseguir implementar um eficiente serviço de entrega no mesmo dia é estudar os processos em busca de falhas que podem comprometer os resultados esperados. Ao identificar os problemas e os principais gargalos, é preciso encontrar soluções para eliminá-los e garantir que a nova rotina seja adotada pelos colaboradores.
  • Invista em softwares de automação — Na sua loja virtual, tudo deve atuar em sincronia. Assim, o seu estoque físico deve caminhar junto do virtual e, para isso, investir em softwares de qualidade vai te ajudar nessa tarefa. Invista em programas de automação para auxiliar na gestão de estoque e de vendas, bem como para o controle de rotas e de custos.
  • Informe seus clientes sobre os prazos — Ter uma área destacada no site destinada aos produtos que são elegíveis ao SDD, bem como informar o horário-limite para a entrega ainda no mesmo dia, é essencial para evitar transtornos e reclamações dos clientes.
  • Tenha um bom estoque de saída — O SDD não funciona para todos os produtos de uma empresa. Desse modo, selecione os produtos que mais vendem ou que as pessoas mais compram em situações de urgência e tenha uma boa quantidade em estoque. Se a sua empresa atua localmente, pode ter apenas um ponto de coleta. Mas se funciona em uma rota mais ampla, talvez seja interessante pensar em dark stores ou nos microfulfilment centers, centros de distribuição espalhados por vários locais das cidades para facilitar a entrega.
  • Faça uma gestão de estoques eficiente — É preciso controlar os níveis de estoques e conferir qual é o ponto que precisa ser abastecido. Não adianta nada oferecer o serviço de entrega no mesmo dia se os itens estão zerados no estoque. Além de perder a venda, corre-se o risco de criar uma imagem desagradável para o cliente.
  • Tenha mais de uma forma de entrega — Para garantir a efetividade da entrega, é importante que a empresa tenha alguma diversidade na forma de entrega para não depender apenas de uma empresa de frete ou dos Correios. Realizar parcerias com empresas de transportes especializados e locais, com uma boa frota de veículos, bem como investir em veículos próprios, pode ser uma alternativa. Outra vantagem dessa variedade é poder realizar as entregas fora do horário comercial.
  • Contrate transportadoras de confiança — O transporte dos pedidos é a etapa final do processo de venda, mas também é uma das mais importantes, visto que, mesmo que os processos internos estejam alinhados, um transporte ineficiente — que comete muitos atrasos, extravios, ou entrega o produto com avarias — afeta diretamente na satisfação dos clientes.
  • Realize o monitoramento dos prazos — Para saber se as transportadoras estão garantindo o nível de serviço de entregas estipulado, é fundamental acompanhar o processo de distribuição. Dessa forma é possível identificar os focos de problemas e como eles surgem, facilitando o processo de tomada de decisão e um novo planejamento, se for o caso.
  • Acompanhe os indicadores de desempenho — Use bons KPIs (Key Performance Indicator). Analisar os resultados por indicadores de desempenho permite avaliar os processos, de uma ponta a outra, e identificar o que ainda precisa ser feito em termos de ajustes e melhorias.

Isso exige muito dinheiro? Sim. Mas você pode realizar parcerias que vão reduzir drasticamente o investimento. As vantagens do SDD são inquestionáveis. Seguem abaixo algumas:

  • Oferecer mais conveniência para os consumidores;
  • Melhora a experiência de compra dos clientes;
  • Aumenta a confiança na marca;
  • Aumenta a taxa de fidelização;
  • É um grande diferencial competitivo;
  • Possibilidade de atender uma fatia importante do mercado.

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