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IA Aplicada à Logística

Inteligência Artificial, execução de operações sem nenhuma intervenção humana

 

O termo Inteligência Artificial foi criado pelo cientista norte-americano John McCarthy em 1956 com o objetivo de definir sistemas de computação capazes de reproduzir parcialmente a capacidade cognitiva humana, mas analisando um volume muito maior de dados. Os pesquisadores Andreas Kaplan e Michael Haenlein a definem como “uma capacidade do sistema para interpretar corretamente dados externos, aprender a partir desses dados e utilizar essas aprendizagens para atingir objetivos e tarefas específicas através de adaptação flexível”.

     Em outras palavras podemos dizer que a Inteligência Artificial dá aos sistemas condições para analisar dados de forma eficiente, executando ações operacionais sem nenhuma intervenção humana. Isso só é possível graças a combinação de três elementos:

  • Software –  estamos falando do programa de computador propriamente dito, que dá orientações precisas para a execução de cada uma das tarefas por parte do equipamento (hardware).
  • Algoritmos – ou seja, as sequências ordenadas por trás de cada comando que são aplicadas para realizar procedimentos de forma precisa, sempre em função das condições existentes.
  • Machine Learning – literalmente, o aprendizado da máquina. O software consegue interpretar padrões e estabelecer o encaminhamento mais proveitoso para tarefas operacionais, gradativamente melhorando os processos que comanda.

     A International Data Corporation fez um levantamento e descobriu que os investimentos nessa área crescem em média 46% ao ano. Só em 2021 empresas de tecnologia devem movimentar 52 bilhões de dólares em torno da IA (Inteligência Artificial). Sem a IA outros mecanismos, como o Big Data, seriam inúteis. Do que adianta um imenso volume de dados se ele não pode ser analisado com velocidade? É isso que a Inteligência Artificial possibilita.        

     Era uma questão de tempo até que segmentos complexos como o de Logística fossem buscar apoio nessa ferramenta e hoje ela é amplamente usada. A IA permite a realização de muitas tarefas dentro dessa área como, por exemplo:

    1. Previsão de consumo – a inteligência artificial faz o cruzamento das informações internas, como relatórios de vendas, com dados extraídos da Internet. Com esses dados a IA percebe a intenção de consumo dos usuários. Isso serve para controlar o estoque, evitando falta ou excesso de mercadorias, minimizando o desperdício de recursos.
    2. Automatização de armazéns – para automatizar um armazém é preciso ter um software de gestão (WMS), além de investimentos em robótica. Essas duas ferramentas permitem a realização de operações de transporte e a colocação dos produtos de forma autônoma. Com o passar do tempo a IA identifica padrões e otimiza as rotinas internas de forma mais dinâmica, uma aplicação cada vez mais comum nos sistemas com Transelevadores e Mini Load.
    3. Deslocamentos de produtos – estamos falando de duas vertentes:
      • deslocamentos intralogísticos – o WMS registra os movimentos dentro do armazém, identificando e depois sugerindo padrões, tanto no caso de espaços robotizados quanto naqueles operados por seres humanos. Ou seja, a IA consegue fazer a gestão de estoque.
      • deslocamentos externos – a IA interpreta e incorpora aos sistemas locais a informação atualizada do tráfego. Com esses dados o software traça as rotas mais adequadas para a entrega, além de corrigir itinerários em tempo real, caso surjam imprevistos.  Estamos falando aqui não apenas de rotas, mas de gestão de frotas. A IA pode ser usada para o despacho de caminhões. O sistema pode rastrear as frotas, supervisionar entregas, ver as suas cargas e até mesmo acompanhar as multas dos veículos periodicamente. Os softwares de Inteligência Artificial também já estão sendo utilizados para gerenciar alterações de última hora dentro da logística, previsão de horário de chegada, levando em conta a própria influência do clima.
    4. Maior controle dos dados na CS (Cadeia de Suprimentos) – a automatização em uma cadeia de suprimentos, com a presença da Inteligência Artificial, permite a verificação de inventários em tempo real, bem como a emissão instantânea de ordens de abastecimento ou ao rastreamento dos pedidos, de forma precisa, entre outras coisas. Tal integração de dados aprimora a rastreabilidade logística, mantendo o usuário informado sobre o percurso da mercadoria. A própria Inteligência Artificial pode conversar com o consumidor através de chatbots programados para esse fim.

     Mas quais seriam as vantagens da Inteligência Artificial para o setor de Logística?, Bem, estamos falando da racionalização de todos os processos envolvidos, como, por exemplo, a redução da mão de obra humana para tarefas repetitivas, de menor valor agregado, reorganizando os custos com RH. Mas existem outros pontos positivos nessa tecnologia. Veja abaixo alguns deles. Entre outras coisas a IA permite ao operador logístico:

  • Otimização a tomada de decisões – existem softwares que analisam os dados e otimizam a tomada de decisões para os gestores em busca das melhores soluções possíveis, com um baixíssimo índice de erro.
  • Diminuição das falhas – mesmo trabalhando com um grande volume de dados, os softwares de gestão e demais sistemas da IA são mais ágeis e precisos. Com isso, as chances de erros no cálculo e na execução das tarefas são praticamente eliminadas.
  • Aumento da produtividade – em função da capacidade de ler, interpretar dados e chegar à conclusão de quais processos são mais adequados, a IA contribui para uma produção e operação escalável e padronizada, em conformidade com as metas e os objetivos definidos pelo gestor, que pode gerenciar tudo mesmo sem estar no ambiente físico da empresa. 
  • Redução de gastos – a Inteligência Artificial permite a melhor alocação de cargas em armazém, o preparo das mercadorias para envio, o planejamento das melhores rotas para o transporte (economizando combustível e pneus, por exemplo), a distribuição dos produtos dentro do prazo previamente estabelecido e a definição do momento ideal para a manutenção dos veículos. Uma série de estratégias que se convertem em redução de gastos.
  • Melhora nos processos de armazenagem – a realização de inventários em tempo real torna a gestão do armazenamento mais eficiente.
  • Aumento da satisfação dos clientes – a precisão do serviço aumenta com a IA, deixando o cliente mais satisfeito, com prazos menores, preços atrativos, rastreamento dos pedidos e a o produto em perfeitas condições.
  • Maior rapidez em aduanas e postos fiscais – o governo brasileiro sempre investiu em tecnologia nas regiões de fronteira e a IA ajuda muito nesse sentido, combinando redução de tempo com maior eficiência no processo de fiscalização.

     Nós, da Águia Sistemas S/A, temos condições de ajudar sua empresa no que há de mais moderno em termos de Intralogística. Converse conosco.

 

(O texto acima foi escrito usando informações dos sites mecalux.com.br, datamex.com.br, maplink.global e grupotpc.com e wikipedia.org)