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Digitalização da Cadeia de Suprimentos

Projeto que integra soluções e planejamento de produção

 

Imagine ter todas as informações da cadeia de suprimentos de sua empresa, essenciais para tomadas de decisão, em qualquer lugar e no momento em que isso se faz necessário. É isso que a digitalização da supply chain permite, de forma simplificada. Estamos falando de um processo complexo, que envolve a alimentação de dados em programas de computador capazes de trocar informações sem obstáculos, usando as mais modernas ferramentas para a análise de todo esse material, no menor tempo possível.   

     Não é simples. Nem barato. Mas é uma tendência irreversível que exige estudos prévios e colaboração entre os players da cadeia de suprimentos. De acordo com o especialista em Logística, André de Oliveira, 90% das grandes empresas internacionais ainda não possuem projetos maduros de integração digital da supply chaiin. Mas esses planos estão sendo elaborados rapidamente. Em 2019 um estudo feito pela IBM revelou que para 84% das empresas a falta de visibilidade da cadeia de suprimentos é o maior desafio que os seus gestores enfrentam. Já um outro relatório, da McKinsey, mostra que 90% dos impactos ambientais causados por uma empresa vem de sua cadeia de suprimentos. Para superar esses e outros problemas até 2023 50% das empresas ao redor do mundo estarão aplicando recursos em inteligência artificial, de acordo com um relatório da Gartner.  Mas a I.A. não é a única ferramenta que vem sendo utilizada nesse processo. A Internet das Coisas, Machine Learning e Big Data, por exemplo, também estão sendo usadas.  O desafio não é apenas coletar os dados, mas fazer a análise dos mesmos com a maior velocidade possível. 

     A digitalização da cadeia de suprimentos é, enfim, um processo que visa integrar soluções de planejamento e produção capazes de criar um fluxo visível de suprimentos para cada elo da corrente em tempo real. Uma meta que enfrenta dificuldades operacionais, como o uso de softwares que não conversam entre si, o que é muito comum. Por isso a ênfase em planejamento. 

     Mesmo exigindo tempo e recursos as vantagens desse investimento são inquestionáveis. Veja agora algumas delas: 

  1. Maior visibilidade da suplly chain – com a digitalização da cadeia de suprimentos é possível juntar diversas fontes de dados, permitindo uma maior visibilidade de toda a operação.
  2. Redução dos riscos de ruptura no abastecimento – esse foi um problema recorrente durante a pandemia, mas com a maior visibilidade da supply chain medidas corretivas para evitar o desabastecimento de insumos podem ser tomadas com antecedência. A integração entre softwares de gestão de cadeia logística, como WMS, ERP e CRM, permite que todos os integrantes dessa corrente compreendam cada etapa da cadeia e saibam exatamente em que ponto devem atuar para que ela não seja paralisada.
  3. Monitoramento em tempo real do transporte de cargas – com o uso de sistemas como o TMS (Transportation Management System) é possível monitorar informações sobre o frete, rastreamento de mercadorias, planejamento de rotas entre outras tarefas ligadas à movimentação de cargas. De forma prática isso também significa redução nos prazos de entrega. 
  4. Controle de estoques – O uso de softwares de gestão (Warehouse Management System ou simplesmente WMS) torna possível controlar com precisão entradas e saídas de insumos, garantindo que a disponibilidade dos itens acompanhe a demanda, evitando possíveis faltas e, também, desperdícios.
  5. Redução de estoques – o estoque representa dinheiro parado, pelo menos até que a venda aconteça. Além disso, exige uma infraestrutura adequada para o seu armazenamento, o que significa ativos imobilizados, como armazéns. 
  6. Redução generalizada de custos – com um melhor aproveitamento de estoque, sistemas de gerenciamento e equipamentos que eliminam o esforço físico, é possível ter uma boa redução de custos operacionais.
  7. Monitoramento de desempenho dos colaboradores – os programas de computador permitem uma análise de desempenho e competências, facilitando o trabalho para as lideranças identificarem queda na produtividade e falhas em processos gerenciais, administrativos e operacionais.
  8. Segurança para o colaborador – os processos de automação em Logística garantem menor risco físico para o trabalhador, otimizando processos e forma geral.
  9. Oportunidades em áreas estratégicas para os colaboradores – embora a automação elimine muitas operações manuais ao mesmo tempo abre oportunidades aos trabalhadores para funções de maior valor agregado, como pesquisa, desenvolvimento de produtos e gestão de equipes.
  10. Maior índice de produtividade – esta é uma vantagem crucial na hora de atender grandes demandas. Os recursos tecnológicos possibilitam o alcance de maiores índices de produtividade e qualidade.
  11.  Integração de processos – a digitalização da cadeia de suprimentos garante a integração nos processos usados em cada elo, permitindo que o fluxo das atividades seja melhorado, com rapidez e eficiência.
  12. Melhoria na colaboração entre integrantes da supply chain – a visualização dos dados ajuda a fazer mudanças nos aspectos digitais e físicos da cadeia de suprimentos, melhorando a colaboração entre os diferentes elos.
  13. Análise de cenários e tendências – com a adoção de tecnologias que fazem uso do aprendizado profundo de máquina, ou deep learning, torna-se mais fácil prever tendências ou analisar cenários futuros.
  14. Fidelização dos clientes – a otimização de todos os processos da cadeia de suprimentos desloca energia financeira e tempo para atender as necessidades dos clientes, garantindo primeiro a permanência no mercado consumidor, para logo depois abrir portas a um eventual crescimento. 

     Mas como iniciar o processo de digitalização da cadeia de suprimentos? De acordo com David Simchi-Levi, do MIT, e Kris Timmermans, da Accenture, uma estratégia inteligente de supply chain digital necessita de três componentes: visão unificada da demanda (o foco é o cliente), segmentação estratégica da cadeia de suprimentos, além de um planejamento e execução feitos com inteligência. 

     A visão unificada de demanda exige um trabalho de cinco etapas: plano comercial, previsão de demanda, previsão de sell-in para varejistas, plano operacional e plano financeiro. A segmentação da supply chain significa criar redes de informações para cada produto, usando sempre como referência os clientes e reagindo às respostas do mercado. Ou seja, cada produto ou serviço pode ter sua própria cadeia, cujo comportamento deve ser ditado pela aceitação dos consumidores, estimulando reações rápidas de todos os seus integrantes. Já o planejamento inteligente reúne, de acordo com a empresa de consultoria Accenture, “digitalização, análises de dados e um mecanismo de otimização automatizada para desenvolver capacidades avançadas de planejamento que possam impulsionar a empresa inteira—desde a programação da produção e planejamento de materiais até o planejamento do suprimento. Combinando KPIs (Key Performance Indicators) e KPPs (Key Performance Predictors) em tempo real, a empresa adquire a habilidade de compreender não apenas o que está acontecendo em seu supply chain a qualquer momento, mas também o que tende a acontecer no futuro próximo”. Os primeiros resultados são, no mínimo, satisfatórios. Quem passou por esse processo viu as vendas perdidas diminuírem em 10% e os desperdícios em até 20%. 

     Mas é preciso entender que a digitalização da cadeia de suprimentos deve ser holística, ou seja, as empresas devem ver as soluções de planejamento, produção e gerenciamento de dados como parte do mesmo quadro, não as colocando em telas diferentes. Para alcançar esse objetivo é preciso que a colaboração e a comunicação sejam aprimoradas. O fluxo de dados não pode ser interrompido. Estamos falando de um hub central com vários pontos de acesso, evitando gargalos e interrupções. 

     Dessa forma a cadeia de suprimentos se torna resiliente, adaptando-se com mais elasticidade a imprevistos como a pandemia, que virou o mundo do avesso em 2020. Lógico, a digitalização da supply chain deve também ser criptografada para proteger os dados de todos os envolvidos nos diferentes elos dessa corrente, mas isso é assunto para outro texto nosso.

     Se atualmente falar sobre este tipo de desafio faz sentido para você, nós da Águia Sistemas S/A, podemos colaborar com boa parte deste processo. Temos condições de ajudar sua empresa no que há de mais moderno em termos de Intralogística. Entre em contato conosco.

(O texto acima foi escrito usando informações dos sites delage.com.br, pier8.com.br, maximatech.com.br, accenture.com, revistamundologistica.com.br e tevec.com.br)